Publicidade
Publicidade
Alta frequência é uma técnica antiga em que se utilizam eletrodos de vidro com uma corrente alternada de alta frequência. Dentro desse eletrodo de vidro existe um gás com propriedades físico-químicas que facilitam a transmissão da corrente para o outro extremo do eletrodo, esse gás pode ser argônio, neônio ou xenônio. A diferença de potencial entre a pele e o eletrodo provoca faiscamento. Toda faísca transporta energia, que será absorvida pela pele. O tecido transforma essa energia em calor (efeito térmico) e depois em ozônio na parte externa do vidro. Assim a alta frequência é um recurso vasodilatador, hiperemiante, sedante e antisséptico.
Efeitos
Efeito Térmico
O principal efeito das correntes de alta frequência ao atravessar o organismo é a produção de calor, que tem por base o efeito Joule. Do efeito térmico, pode-se deduzir outro efeito como o de vasodilatação periférica local. Devido ao calor gerado, consegue-se um aumento do fluxo sanguíneo e, portanto, se produz uma melhora do trofismo, da oxigenação e do metabolismo celular. Apesar disso, verificamos que o efeito térmico do aparelho de alta frequência não é tão pronunciado como visto em outros recursos de alta frequência usados na fisioterapia, tal qual as ondas curtas e o micro-ondas. Em algumas situações, verificamos uma leve sensação de calor quando usamos o aparelho de alta frequência com uma potência mais alta e por um maior tempo de aplicação. Entretanto, esses parâmetros não são vistos com frequência na prática clínica, onde normalmente se utilizam doses baixas e por pouco tempo de aplicação.
Vasodilatação e Hiperemia
Aparecem como consequência do efeito térmico, onde a vasodilatação provoca um aumento da circulação periférica local, gerando a hiperemia na pele. Assim como no efeito térmico, a hiperemia também só ocorre com uso de intensidade alta, por um tempo maior de aplicação, portanto este efeito normalmente não é verificado.
Aumento da Oxigenação Celular
Este aumento está associado à vasodilatação, e consequente aumento do fluxo sanguíneo, aumentando assim o aporte de oxigênio por intermédio do sangue.
Bactericida
Elimina bactérias anaeróbias.
Bacteriostática
Diminui a proliferação de bactérias aeróbias.
Fungicida
Eliminação de fungos.
Indicações dentro da oncologia
Como complemento na hidratação tecidual e antisséptico pós procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.
Tem grande aplicabilidade na pele com radiodermite, devido à queimadura pela radioterapia, tanto como efeito hidratante, cicatrizante, como efeito antisséptico. Podem ser associados para um melhor resultado cremes que não contenham metais minerais nem derivados de petróleo.
Portadores de recorrentes infecções de pele como a erisipela também se beneficiam.
Técnicas de aplicação
Fluxação ou Efluviação: usa-se essa técnica com passagem lenta e por igual dos eletrodos, geralmente eletrodos com superfície plana, em contato direto sobre a pele. Pode-se utilizar o auxílio de uma gaze para o melhor deslizamento do eletrodo. Esta forma de aplicação promove efeito descongestivo e calmante, diminuindo a hiperemia (vermelhidão).
Faiscamento direto: Aplica-se com o eletrodo um pouco afastado da pele provocando faíscas, nesse método de aplicação ocorre a formação de Ozônio.
Faiscamento indireto: o cliente segura o eletrodo saturador em uma das mãos e a bobina na outra. Essa técnica permite a permeação de ativos hidratantes e emolientes que não contenham substância inflamável (álcool, éter e acetona,).
Contra-indicações
Portadores de marca-passo, cardiopatas, portadores de pinos ou placas metálicas no local da aplicação e associação com cremes ou loções que contenham álcool, éter ou acetona, pois pode pegar fogo e causar queimaduras.
O uso incorreto de alta frequência pode causar queimaduras! Os eletrodos com menor superfície concentram mais em um ponto os efeitos térmicos do aparelho de alta frequência, podendo causar queimaduras. Portanto consulte um fisioterapeuta especializado para aplicação da técnica.
Dra Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi
Fisioterapeuta
Doutora em Oncologia
Presidente do Instituto Oncoexperts
Especialista em fisioterapia em oncologia e saúde da mulher - COFFITO
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001