Publicidade
Publicidade
Você está localizado em: Home » Cálculo da quantidade de exercício aeróbico e de fortalecimento muscular para pacientes oncológicos.
Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o desempenho esperado e a evolução nos treinamentos. Nos treinos para condicionamento cardiorespiratório e tratamento da fadiga oncológica utilizamos entre 70-85% da frequência cardíaca máxima. A freqüência cardíaca máxima de uma pessoa é o número máximo de batimentos do coração por minuto quando o corpo é submetido a um grande esforço.
Existem algumas fórmulas para calcular a FC ideal de cada treino, a mais usada é a fórmula de Karvonen , mas para a prática clínica podemos utilizar a seguinte formula:
FC máxima = 220- idade
Repetição Máxima
Os dois principais métodos de avaliação para mensurar a força muscular são os testes de força máxima, através do teste de uma Repetição Máxima (1RM) ou através de testes de repetições máximas com o uso de equações preditivas para estimar 1RM. O RM É a quantidade máxima de peso levantada durante a realização de um exercício padronizado de levantamento de peso. O teste de 1RM é considerado padrão-ouro na avaliação da força máxima.
Para organizar um programa de treinamento eficaz e que atenda ao objetivo traçado, é importante planejar as cargas a serem utilizadas. Desta forma, é importante que o fisioterapeuta saiba calcular a Repetição Máxima (RM), que é o valor base que servirá de referência para cada exercício prescrito.
Para realizar o teste o fisioterapeuta deve escolher uma carga e solicitar ao paciente que realize 12 repetições em ritmo constante e sem interrupções. Se o paciente for capaz de executar as 12 repetições sem interrupção, deve-se descansar por 5 minutos e escolher um peso maior. Deve-se realizar o mesmo procedimento até que chegue o momento em que não seja possível finalizar as 12 repetições com o peso. Os acréscimos de peso costumam ser de 0,5 a 1 kg.
Sabendo o número máximo de repetições realizado com determinado peso, é só fazer a regra de três. Utilizando a tabela abaixo:
1 RM |
100% |
2 RM |
95% |
4RM |
90% |
6RM |
85% |
8 RM |
80% |
10 RM |
75% |
12 RM |
70% |
Por exemplo: se o paciente conseguir realizar o máximo de 10 repetições com um peso de 4 quilos, então com base na tabela acima o peso corresponde a 75% da sua repetição máxima. Para calcular 1 RM aplique uma regra de três simples;
4 Kg ——– 75%
1 RM ——– 100%
Então:1 RM= 5,3 kg
Pacientes com diversos tipos de câncer melhoram a fadiga após programa com treino aeróbico supervisionado com intensidade de 80% da frequência cardíaca máxima, realizado diariamente, por três semanas associado a exercícios resistidos de tronco, membros superiores e inferiores (com carga de treinamento entre 30-100% de uma RM), e uma frequência mínima de duas vezes por semana.
Agora basta calcular a carga para aplicar com segurança as diretrizes de tratamento no paciente oncológico.
Dra Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi
Fisioterapeuta
Doutora em Oncologia
Presidente do Instituto Oncoexperts
Especialista em fisioterapia em oncologia e saúde da mulher - COFFITO
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001