Publicidade
Publicidade
Você está localizado em: Home » Linfotaping: mais um recurso no tratamento dos linfedemas
O método Kinesio Taping foi desenvolvido na década de 70 pelo quiroprata e kinesiólogo Kenzo Kase. A técnica foi utilizada inicialmente na área esportiva, principalmente no Japão. A intenção da técnica era a de oferecer suporte muscular durante a prática esportiva sem restringir o movimento. O método foi ganhando espaço e popularidade, se distribuiu por toda a Europa e E.U.A., e atualmente cresce sua utilização pelos Fisioterapeutas em todo o Brasil.
Diferentes formas de aplicação e os benefícios do Taping, fizeram com que a técnica ocupasse cada vez mais espaço dentro da Fisioterapia. Dr. Kase coloca que a aplicação do taping tem diversos efeitos benéficos, incluindo diminuição de dor, suporte aos movimentos musculares, diminuição da congestão linfática ou hemorragias abaixo da pele e corrige ainda o desalinhamento articular. A técnica também pode ser utilizada em cicatrizes hipertróficas, que apresentam fibroses
O Linfotaping então, é uma das formas de aplicação de bandagens para os problemas de origem circulatório-linfáticas.
A técnica utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e elasticidade semelhante a da pele. Através da colocação dessas bandagens a pele é elevada e desta forma os filamentos de ancoragem (que abrem os vasos linfáticos iniciais) são tracionados, permitindo a drenagem de substâncias, até então congestionadas no interstício (espaço entre os tecidos abaixo da pele). Assim o linfotaping estimula a movimentação destas substâncias através de todo o sistema linfático, favorecendo a sua absorção.
Os pacientes ficam com a bandagem por 3 a 4 dias e podem tomar banho sem problemas, visto que o material é resistente à água.
O linfotaping oferece ótimos resultados para aqueles que apresentam linfedema de consistência mais dura (com mais fibrose), amolecendo a região, facilitando a movimentação linfática. Para aqueles que apresentam linfedema de face, onde as manobras e técnicas descongestivas são de certa forma desconfortáveis, artigos relatam os benefícios da técnica e a colocam como mais uma possibilidade no tratamento do linfedema. Além da face, pode ser aplicada também em linfedemas de braços, pernas e tronco.
É importante salientar que o Linfotaping não substitui a Terapia Descongestiva Complexa, mas pode ser um excelente recurso para os pacientes que apresentam os linfedemas mais endurecidos e ainda para aqueles que não toleram as bandagens compressivas.
Prof. M.Sc. Mirella Dias
Doutoranda em Ciências Médicas UFSC
Mestre em Saúde Pública UFSC
Especialista em Fisioterapia Oncológica SBFC
Vice-Presidente Regional SC SBFC Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Cancerologia.
Docente da UNISUL SC
Fisioterapeuta e Coordenadora do Serviço de Reabilitação do CEPON/SC Centro de Pesquisas Oncológicas.
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001