Publicidade
Publicidade
O Método Pilates surgiu como uma nova tendência para aqueles que procuram de alguma forma melhorar a interação de corpo e mente e aumentar a consciência corporal com uma postura mais equilibrada. Tem por objetivo condicionar o corpo e a mente, ajudando a ter consciência dos músculos, coordenação e percepção dos movimentos.
A técnica apresenta muitas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam patologias em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral.
O pilates é uma modalidade de exercícios que proporciona aos pacientes vários aspectos corporais de uma única vez. Os exercícios melhoram a flexibilidade geral do corpo, promovem o fortalecimento do "centro de força", melhoram a postura e coordenação da respiração, melhoram a autoestima e aumentam a resistência física e mental, sempre se preocupando com movimentos conscientes.
É um método que trabalha com exercícios de baixo impacto, com grande capacidade de adaptação para as necessidades e habilidades de cada paciente, podendo ser praticado por adultos e crianças.
Por se tratar de um método de exercícios que pode levar ao condicionamento físico e/ou reabilitação sem danos às articulações que estão em desenvolvimento, o método também é indicado para crianças e adolescentes que estão em tratamento oncológico e hematológico
Níveis reduzidos de atividade física durante e após o tratamento podem ocasionar sequelas temporárias ou definitivas, contribuir para um descondicionamento cardiopulmonar, diminuição da força muscular esquelética e fadiga. Alguns fatores condicionantes do tratamento podem deixar sequelas sensitivas, motoras, vasculares ou respiratórias importantes, além de ocasionar edemas, disfunções ventilatórias, fibrose, déficit de equilíbrio, levando à restrição de movimentos.
As terapias são realizadas individualmente ou em grupo de no máximo três pessoas, os exercícios são realizados em solo, utilizando bolas, rolos, disco de rotação ou somente o peso corporal e a força da gravidade.
Movimentos que compõem o universo infantil como cambalhotas, andar de gato, pular igual sapo, fazem com que as terapias se tornem mais lúdicas, despertando e estimulando os pacientes. Os exercícios progridem de acordo com evolução e indicação de cada paciente. É importante destacar que crianças estão em constante processo de desenvolvimento, não sendo indicado sobrecarga de movimentos que exija muita contração muscular.
No Grendacc - Grupo em defesa da criança com câncer ,o pilates é utilizado para reabilitar crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 8 a 19 anos, com doenças oncológica e hematológica.
Por ser dinâmico, com ampla variedade de exercícios desafiadores e recreativos, faz com que o paciente interaja com os exercícios propostos e sinta-se capaz de realizar suas atividades rotineiras. Isso traz uma maior aceitação das crianças na realização da terapia proposta.
O pilates tem se mostrado uma importante ferramenta dentro da fisioterapia oncológica atuando de forma preventiva e reabilitativa.
Talita Rodrigues
CREFITO 3/146942-F
Especialista em Reabilitação Aplicada a Neurológia Infantil -UNICAMP
Especialista no Método Pilates Paulista - UNIP
Membro do comitê de fisioterapia da Abrale
Fisioterapeuta do Grendacc- Grupo em defesa da criança com câncer
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Vip Trainning
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001