Publicidade
Publicidade
Você está localizado em: Home » Notícias » Dicas para estudantes de fisioterapia que querem atuar na oncologia
Veja como complementar a sua formação e direcionar a carreira para a área de fisioterapia oncológica
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que atualmente o câncer é a segunda doença mais incidente no mundo, entretanto em poucos anos passará a ser a primeira, passando as doenças cardiovasculares; e a organização também alerta que o diagnóstico precoce oferece grandes chances de cura em muitos dos casos.
Uma das terapias que contribuem ativamente no processo de recuperação de um paciente oncológico é a fisioterapia. Por ter atuação em todas as fases do tratamento, quimioterapia, radioterapia e cirurgias, há um vasto mercado a ser explorado por esses profissionais pois atualmente não existem profissionais especializados para dar conta da demanda do mercado.
No texto abaixo nós falamos mais sobre as possibilidades que o fisioterapeuta tem ao atuar na área oncológica, qual seu papel e como ingressar na área.
A fisioterapia oncológica faz parte de um grupo multidisciplinar que é formado por psicólogos, fonoaudiólogos, oncologistas e cirurgiões. O papel desse grupo é, em paralelo ao tratamento principal, avaliar as necessidades do paciente oncológico e promover melhoras à sua saúde física e mental.
Entre as responsabilidades do profissional de fisioterapia está a recuperação da mobilidade, do equilíbrio, flexibilidade e coordenação, bem como o fortalecimento muscular e a promoção do bem-estar do paciente, em especial durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Por conta da amplitude de seu escopo, a fisioterapia tem atuação durante todo o período do tratamento oncológico, da prevenção à restauração e também sobre os cuidados paliativos.
+ Veja mais: A importância da fisioterapia oncológica para pacientes com câncer
Como você pode ver, a abordagem fisioterapêutica é essencial durante todo o tratamento oncológico. Embora seja comum associar esse profissional aos hospitais, há outros locais de atuação. Veja os principais:
Embora o câncer tenha um único nome, ele pode acometer diferentes regiões do corpo e gerar diferentes necessidades de recuperação. Assim, é imprescindível que o profissional de fisioterapia tenha habilidade para conduzir o tratamento da maneira adequada.
Para montar um plano de recuperação pautado pelas necessidades dos pacientes, o fisioterapeuta oncológico precisa ter conhecimentos prévios acerca do tipo da doença. Isso significa entender sobre questões fisiológicas, anatômicas e fisiopatológicas, temas que são abordados em cursos de capacitação da área.
Se você planeja atuar na área oncológica, o Oncoexperts oferece um curso de aperfeiçoamento, destinado a todos os estudantes e profissionais da área.
O curso tem carga de 200 horas e é composto por 10 módulos, todos eles conduzidos por profissionais experts e atuantes na área. No primeiro módulo, um panorama aborda as bases da oncologia e sua atuação. Nos demais, os professores apresentam os pontos de atuação do fisioterapeuta sobre os tumores mais comuns, como pulmonares e ginecológicos.
Além das aulas, o aluno executa ainda atividades com casos clínicos reais e pode realizar estágio prático sob a supervisão da Dra. Jaqueline Baiocchi, fisioterapeuta, doutora em oncologia e autora de livro.
Clique aqui para se inscrever no aperfeiçoamento.
(Crédito da imagem: Doctor team photo created by nensuria - www.freepik.com)
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001