Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

A relação do ferro com o câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » A relação do ferro com o câncer



25/12/13

O ferro no organismo encontra-se ligado à proteínas, principalmente a ferritina, apresentando, dessa forma, baixa toxicidade. Entretanto, a sua forma livre pode aumentar as espécies reativas de oxigênio desencadeando o estresse oxidativo. Esse estresse oxidativo pode promover a peroxidação lipídica, mutagênese, quebra do DNA, ativação de oncogenes e inibição de genes supressores de tumor, o que leva a crer que o ferro elevado possa ser um fator de aumento de risco no desenvolvimento do câncer.
Vários estudos epidemiológicos investigaram a ingestão de ferro e os estoques dele no organismo com a incidência de câncer de cólon. Em aproximadamente 75% desses estudos houve uma relação positiva entre os estoques de ferro aumentados e a carcinogênese de cólon. A hemocromotose é uma condição patológica que se caracteriza pela formação de depósitos de ferro principalmente no fígado. Acredita-se que o estresse oxidativo possa ocasionar mutações no citocromo P53.
O excesso de ferro reduz a concentração de antioxidantes celulares como a ubiquinona, aumenta a proliferação celular e age como promotor da hepatocarcinogênese. Somente nas situações em que ocorre o excesso de ferro no organismo devido uma suplementação desnecessária ou uma condição patológica, ele pode por suas propriedades pró oxidantes, ser um promotor da carcinogênese em diversos órgãos.


Agencia Estado

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001