Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Agricultores começam a receber protetor solar gratuitamente no RS

Você está localizado em: Home » Notícias » Agricultores começam a receber protetor solar gratuitamente no RS



24/09/14

Após quase um ano de espera, começou a distribuição gratuita de protetor solar a trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul. A entrega aos agricultores familiares está prevista em lei. A norma estadual foi regulamentada no ano passado e para receber o produto é preciso fazer um cadastro, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo).

Cada agricultor tem direito a três unidades por ano. São frascos de 120 gramas, com fator 30 de proteção. A lei estadual foi regulamentada em novembro do ano passado, mas a burocracia atrasou a entrega.

"É um instrumento de promoção de prevenção da saúde da população e nesse momento aos que mais estão expostos ao sol e que precisam se prevenir para não ter esse problema que hoje na região e no estado é um problema sério e que leva muitas pessoas a óbito", afirma o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Roque Gilberto Bourscheid.

A lei selecionou 129 municípios para integrar a primeira etapa do programa. O critério de escolha foi a alta incidência de casos de câncer de pele.

"Geralmente o câncer de pele surge de uma lesão pré existente, uma lesão até então benigna, essas pintas de pele que a gente conhece. Sempre que uma lesão de pele previamente existente modifique a característica dela, modifique a coloração, modifique o tamanho, modifique o formato dessa lesão, deve chamar atenção do paciente para procurar um médico", detalha o oncologista Pedro Lourega.

A agricultora Maria Fritsch trabalha na lavoura no interior de Três de Maio desde criança. Confessa que nunca teve cuidados ao se expor ao sol. Porém, no início do ano, levou um susto ao descobrir um câncer de pele na mão direita e teve que mudar os hábitos de vida. "Agora é direto protetor solar, senão não saio de casa", resume.

Além de agricultores, outras pessoas que tenham problemas de pele podem buscar o produto. Mas para isso é preciso apresentar uma requisição médica. A solicitação deve ser feita nas unidades dos sindicatos dos trabalhadores rurais, por meio do preenchimento de um cadastro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a incidência de melanomas malignos, ou seja, um tipo de câncer de pele, no estado está acima da média nacional.

Portal G1

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001