Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Bacon, linguiça e outros alimentos processados podem causar câncer, aponta OMS

Você está localizado em: Home » Notícias » Bacon, linguiça e outros alimentos processados podem causar câncer, aponta OMS



É melhor pensar duas vezes antes de comer aquele hambúrguer aparentemente saboroso, com fatias generosas de bacon. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado nesta segunda-feira (26), linguiça, bacon e outros alimentos processados podem causar diferentes tipos de câncer. A carne vermelha também está na lista e foi apontada como uma possível causa da doença.

A avaliação foi feita pelo Iarc (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), instituto de pesquisa ligado à OMS, que avaliou a carcinogenicidade potencial de provocar a doença desses alimentos.

A carne processada, como salsicha, presunto e bacon, foi inserida no Grupo 1 junto com o tabaco e outras substâncias; ela pode causar o tumor principalmente na região do intestino. Especialistas também classificaram o consumo de carne vermelha com "evidência limitada" e uma possível causa para desenvolver câncer em seres humanos, escalada no Grupo 2A. As regiões mais comuns do desenvolvimento do câncer são no intestino, pâncreas e próstata.

Segundo os pesquisadores, a cada porção de 50 gramas de carne processada diariamente consumida, o risco de câncer colorretal aumenta em 18%. "Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal por ingerir carne processada ainda é pequeno, mas o risco aumenta de acordo com a quantidade consumida", diz o médico Kurt Straif, um dos idealizadores da pesquisa. Tendo em vista o grande número de pessoas que consomem este tipo de alimento, o impacto global sobre a incidência de câncer é de importância para a saúde pública, afirma.

O grupo de estudo da Iarc verificou mais de 800 estudos para investigar associações de mais de uma dúzia de tipos de câncer ao consumo de carne vermelha ou processada em países e populações que seguem diferentes dietas. A evidência mais forte surgiu a partir de grandes estudos realizados nos últimos 20 anos.

Epoca

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001