Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Campanha de prevenção ao câncer de intestino tem início

Você está localizado em: Home » Notícias » Campanha de prevenção ao câncer de intestino tem início



15/09/2017

 

Segundo o Inca, cerca de 35 mil novos casos da doença são esperados para este ano no país

 

Conhecido como Setembro Verde, o mês é dedicado à prevenção contra um dos tipos de câncer mais comuns na população: o de intestino. A campanha é encabeçada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados, somente para este ano, 17.620 novos casos de câncer de cólon e reto em mulheres e 16.660 em homens. Ainda conforme o órgão, a doença colorretal é a segunda mais frequente nas mulheres (após mama) e o terceiro nos homens (após próstata e pulmão).

Em 2017 foram registrados 34,2 mil casos decorrentes dessa patologia no Brasil. Em 2013, 15,4 mil mortes foram relacionadas à anomalia. Para fazer com que esses números diminuam consideravelmente, conscientizar a sociedade do risco do mau hábito alimentar é o principal caminho, garantem especialistas.

“Uma alimentação muito rica em gordura animal, carne vermelha – que não pode ultrapassar 500 g por semana – e o excesso na ingestão de alimentos processados, como presunto, mortadela, salsicha, linguiça e bacon, são fatores alimentares que influenciam o aparecimento desse tipo de câncer”, revela a proctologista Luciana Pyramo.

Prevenção. Para se precaver dessa doença, os chamados bons hábitos de vida devem ser levados a sério, conforme explica Luciana. “O que, de fato, ajuda as pessoas a não ter o câncer de intestino é uma alimentação saudável, rica em fibras, frutas, legumes e verduras, aliada à prática de exercícios físicos regulares. Outros fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o uso exagerado de bebida alcoólica”, ressalta.

Alguns estudos realizados por especialistas da área comprovam que alimentos como curry, gengibre, pimenta-negra, ginseng, açafrão, berberina (encontrada em raízes e cascas de plantas medicinais e alguns tipos de uva), cogumelos, vinho tinto, soja e alimentos probióticos (que contenham microrganismos vivos) podem auxiliar na prevenção da enfermidade.

“Nós temos duas formas distintas da doença. A primeira, que representa a grande maioria dos casos, cerca de 85%, é chamada de câncer esporádico, que aparece sem uma causa definida. Já a outra registra algo em torno de 10% a 15% dos casos e está ligada a fatores genéticos”, explica o proctologista Antônio Hilário.

Diagnóstico. O câncer de intestino surge a partir de uma pequena verruga localizada na mucosa do intestino. Ela demora alguns anos para se desenvolver, o que torna possível diagnosticá-lo antes que se torne maligno. “Um diagnóstico realizado de maneira precoce representa mais de 90% de chances de cura. Por isso, é importante que as pessoas realizem os exames preventivos”, destaca Hilário.

O exame para detecção da doença é chamado colonoscopia. Esse procedimento é feito por meio de uma sonda de fibra ótica que faz uma filmagem do intestino. A prática é recomendada para pessoas a partir dos 50 anos de idade, desde de que não se tenha histórico da patologia na família. Caso contrário, o ideal é realizar o procedimento a partir dos 40 anos.

Sintomas

Sangramento nas fezes;

Dor abdominal e cólica contínua;

Alteração do ritmo intestinal;

Sensação de peso ou dor na região anal, mesmo após evacuar;

Cansaço frequente;

Análises de sangue com presença de anemia;

Perda de peso sem razão aparente.

 

Fonte: O Tempo

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001