Publicidade
Publicidade
Você está localizado em: Home » Notícias » Câncer assintomático poderá ser detectado via exame de sangue, diz estudo
10/05/2020
Quanto mais rápido um tumor for detectado, maiores serão as chances de tratamento e cura. Tal probabilidade se complica profundamente diante dos casos de tumores assintomáticos, que não nos apontam indícios para exames no início dos processos. Em um momento em que diagnósticos e testes são assunto central em todo mundo, uma boa notícia vinda do Centro Oncológico Kimmel da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, promete mudar tudo que sabemos – e fazemos – na prevenção e diagnóstico de cânceres e tumores assintomáticos: através de uma melhoria considerável nos diagnósticos através de exames de sangue.
O estudo foi iniciado em 2016, e detectou 26 tumores entre 9.900 mulheres, permitindo em diversos casos o início de tratamentos que podem levar à cura. Como verdadeiras biópsias líquidas, o exame encontra no sangue marcas de mutações que costumam estar associadas aos tumores – reduzindo também as chances de falsos resultados positivos em exames. “Poderíamos detectar um câncer de pulmão com a análise de sangue e depois [o PET/TC] nos diria em que pulmão se encontra, seu tamanho e se há c. A análise de sangue por si só não nos daria uma informação tão precisa”, afirmou Nickolas Papadopoulos, oncologista e coautor do estudo.
Publicado na revista Science, o estudo ainda precisa ser ampliado e aprofundado, para uma maior porcentagem de detecção de tumores e a comprovação do prolongamento da vida dos pacientes, antes de passar a ser utilizado de fato por médicos. Atualmente a biópsia líquida é utilizada em pacientes que já tiveram a doença detectada, para ajustar o tratamento e detalhar a situação do paciente, assim como dos próximos passos no combate ao câncer.
Fonte:Hypeness
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001