Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Câncer de mama: gravidez pode ser concretizada com diagnóstico precoce

Você está localizado em: Home » Notícias » Câncer de mama: gravidez pode ser concretizada com diagnóstico precoce



24/10/14

Nesta época do ano, especialistas, instituições e entidades, por meio do movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, desenvolvem ações de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha tem o intuito de promover a reflexão e mostrar os cuidados com a doença, além de compartilhar informações para toda a sociedade sobre o tratamento, reabilitação e o apoio psicossocial.

Embora a doença seja um entrave para as mulheres que desejam engravidar, se diagnosticada precocemente, a concretização do sonho de ter filhos pode acontecer após o tratamento. Dentro deste contexto, muitas mulheres podem utilizar a técnica de congelamento de óvulos, por exemplo, para preservar a fertilidade que lhe permitirá uma gravidez futura.

No tratamento oncológico, os óvulos vão perdendo as funções reprodutivas, visto que a quimioterapia pode interferir na atividade das células responsáveis pela produção dos hormônios masculinos e femininos. Deste modo, sofrem uma redução no estímulo da produção de óvulos na mulher.

O especialista em reprodução humana, André Luiz da Costa, explica que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No entanto, as mulheres têm chances de diagnosticar precocemente a doença e, antes de serem submetidas ao tratamento oncológico, podem ter os seus óvulos congelados

"As pacientes que descobrem o surgimento do câncer e ainda não construíram uma família ficam abaladas duplamente, pois pensam que não existem mais possibilidades de concretizar o sonho de ter filhos. Porém, antes de iniciar o tratamento por quimioterapia ou radioterapia, os óvulos podem e devem ser congelados para posteriormente serem utilizados para gerarem embriões", destaca.

Para a realização da técnica de congelamento, é necessário realizar um estímulo hormonal dos ovários que em nada afeta o prognóstico do câncer de mama, já comprovado em diversos trabalhos científicos, os óvulos são retirados por punção via vaginal guiada por ultrassom e sob sedação endovenosa, o tratamento é indolor e rápido, cerca de 12 dias, futuramente, após o tratamento oncológico e estar curada, a mulher terá que ser submetida a fertilização in vitro (FIV), para a formação dos embriões e transferência para dentro do seu útero de 1 ou 2 melhores embriões, podendo assim realizar o sonho de ser mãe.

Capital Teresina

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001