Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Chocolate previne câncer, alivia dores e reduz risco de AVC, diz pesquisa

Você está localizado em: Home » Notícias » Chocolate previne câncer, alivia dores e reduz risco de AVC, diz pesquisa



27/03/14


Além de ser um alimento bastante atraente para a maioria das pessoas, o chocolate quando consumido com orientação e moderação, pode trazer uma série de benefícios à saúde. O cacau presente no chocolate apresenta substâncias chamadas de fitoquímicos que, de acordo com pesquisas científicas, demonstram grande potencial para a saúde do homem.

O fitoquímico presente no cacau é chamado de flavonóide e está presente nas sementes de cacau e seus derivados, como o chocolate amargo, o cacau em pó e a massa de cacau.

Quanto mais cacau o chocolate apresentar, maior será o seu poder antioxidante.

Vale entender os diferentes tipos de chocolate que consumimos: o chocolate branco não tem cacau e tem mais açúcar e gordura. O chocolate ao leite é o mais popular, com alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Temos ainda o chocolate meio amargo, com 40% a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar. Já o chocolate negro ou amargo é o que tem mais cacau, entre 60% a 85%, menos açúcar e gordura. Portanto, este chocolate (negro ou amargo) é o que pode trazer mais benefícios para a saúde.

Este delicioso alimento favorece a prevenção do câncer de intestino, devido à presença de moléculas com efeito antioxidante, protegendo as células de degeneração causada pelo tumor. Promove também a sensação de bem estar pelo aumento na produção de hormônios que promovem o relaxamento. O consumo adequado do chocolate amargo melhora o fluxo das artérias, beneficiando a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim).

O uso contínuo do cacau do chocolate pode amenizar os danos cerebrais pós-AVC, protegendo as células nervosas. Durante a gestação, o cacau pode ser ingerido com orientação para reduzir o risco de pré-eclâmpsia. Estudos mostram que mulheres que fazem a ingestão de cacau por no mínimo cinco vezes na semana têm 40% a menos de chances de desenvolver o problema. O chocolate também pode ajudar na prevenção de dores, pois tem efeito analgésico natural. No quesito beleza, o chocolate tem efeito hidratante e antioxidante, combatendo radicais livres e evitando a oxidação celular, prevenindo o envelhecimento.

É importante lembrar que o consumo do chocolate, mesmo com uma concentração significativa de cacau, não deve ser feito sem orientação e em quantidades exageradas.

Para se obter todos os efeitos positivos que este delicioso alimento oferece, devemos consumir 30g ao dia.

Fonte: Globo.com

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001