Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Com maior incidência no AM, câncer de colo de útero pode ser prevenido com vacina

Você está localizado em: Home » Notícias » Com maior incidência no AM, câncer de colo de útero pode ser prevenido com vacina



22/09/16

No Amazonas, o câncer de colo de útero é o que apresenta a maior incidência entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença, que mata cerca de 5 mil pacientes por ano, no Brasil, pode ser prevenida com vacinação para ambos os sexos, destaca a médica Amanda Alecrim, diretora da Clínica Vacinar.

Responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero no mundo, o Human Papillomavirus (HPV) pode ser evitado com imunização. "Estamos falando do terceiro tumor mais frequente em todo o país e o segundo câncer que mais mata no nosso Estado. O que nos entristece é saber que é uma doença prevenível, que pode ser evitada", afirma a médica.

A prevenção, assim como o diagnóstico precoce dos cânceres de colo de útero e de mama é o principal objetivo da campanha Outubro Rosa, que ocorre no próximo mês, e que envolve várias secretarias e entidades do Amazonas.

De acordo com Amanda, uso de preservativo e vacinação estão entre as formas de prevenção primária. "O preservativo ajuda a reduzir as chances de transmissão, mas não garante totalmente que a pessoa não contraia o HPV, pois pode haver outras partes do corpo contaminadas. É importante lembrar que o vírus pode ser transmitido mesmo sem a relação sexual", disse.

A segunda e mais eficaz forma de prevenção é a imunização. ?Hoje, nós temos disponíveis, no Brasil, dois tipos de vacina, ambas licenciadas para pessoas a partir de 9 anos de idade. Uma delas, inclusive, pode ser aplicada em homens até os 26 anos. O ideal é que o público procure informações especializadas com um médico, para decidir sobre a opção mais adequada para cada caso?, alertou. Na Vacinar, clínica localizada na Rua Acre, Vieiralves, os dois tipos de vacina estão disponíveis o ano inteiro.

?Existe prevenção. Na rede pública, a vacina está disponível para crianças de 9 a 11 anos. Nas clínicas de vacinação, podem se proteger meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade e meninos e jovens dos 9 aos 26 anos?, completou.

A prevenção secundária, ressalta a médica, é feita através do exame Papanicolau, que deve ser realizado rotineiramente pelas mulheres, a partir dos 25 anos. ?Caso o Papanicolau apresente alguma alteração, a paciente deve fazer uma colposcopia de colo de útero?, frisou, acrescentando que a população deve se informar sobre o assunto, para reverter os números do Estado.

?Temos um cenário triste. É um câncer que mutila a mulher e que pode ser prevenido. A vacina é eficaz, segura, usada na Europa, no Canadá, no México. Seria interessantíssimo que aqui no Amazonas pudéssemos inverter os números, levantar essa bandeira de que estamos batalhando e vencendo o HPV?, concluiu.

Altamente transmissível, o HPV pode causar, além do câncer de colo de útero, outros tipos da doença, como cânceres anal, vaginal, de faringe e pênis. Por esse motivo, a recomendação das sociedades médicas é que meninos e meninas a partir de 9 anos de idade sejam imunizados contra o vírus.

Com o objetivo de reafirmar a efetividade da vacina contra o HPV na prevenção do câncer, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a campanha ?Onda Contra Câncer?, que completou um ano este mês.

Realizada exclusivamente online, por meio do Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat sites, blogs e Youtube, a campanha conta com especialistas explicando os principais aspectos do HPV e apontando os erros dos argumentos contrários à vacinação. Quem quiser conhecer detalhes da iniciativa pode acessar o site.

Fonte: A Crítica

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001