Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Descoberta nova ligação entre a poluição atmosférica e o câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Descoberta nova ligação entre a poluição atmosférica e o câncer de mama



13/10/10

Estudo inovador realizado por cientistas da Universidade McGill e da Universidade de Montreal, no Canadá, descobriu que a poluição do tráfego pode colocar as mulheres em risco de câncer de mama. Pesquisa mostrou que a incidência da doença foi mais elevada em áreas com um maior nível de poluição.

"Temos assistido as taxas de câncer de mama subir há algum tempo", disse o co-autor do estudo, Mark Goldberg. "Ninguém sabe realmente por que, e somente cerca de um terço dos casos são atribuídos a fatores de risco conhecidos. Uma vez que ninguém havia estudado a ligação entre a poluição do ar e o câncer de mama, por meio de mapas detalhados da poluição do ar, decidimos investigar."

Goldberg e seus colegas abordaram o problema da combinação de dados de vários estudos. Primeiro, eles usaram os resultados do seu estudo de 2005-2006 para criar dois mapas da poluição do ar, mostrando os níveis de dióxido de azoto (NO2), um subproduto do tráfego, em diferentes partes de Montreal em 10 anos, de 1986 a 1996.

Depois, eles mapearam os endereços das mulheres diagnosticadas com câncer de mama em um estudo de 1996 a 1997 para os mapas de poluição do ar. Seus resultados foram surpreendentes. A incidência de câncer de mama foi claramente superior em áreas com altos níveis de poluição do ar.

"Nós encontramos uma ligação entre o câncer de mama pós-menopausa e a exposição ao dióxido de nitrogênio (NO2), que é um"marcador " para o tráfego relacionado com a poluição do ar", disse Goldberg. "Através de Montreal, os níveis de NO2 variaram entre cinco partes por bilhão (ppb) para mais de 30 ppb. Nós descobrimos que o risco da doença aumentou em cerca de 25% a cada aumento de NO2 de cinco partes por bilhão."

Estes resultados perturbadores devem ser interpretados com muita cautela, adverte Goldberg. "Primeiro de tudo, isso não significa que NO2 causa câncer de mama. Esse gás não é o único poluente criado por carros e caminhões, mas onde está presente, também estão outros gases, partículas e compostos que nós associamos com o tráfego, alguns dos quais são agentes cancerígenos conhecidos. NO2 é apenas uma marca, e não o verdadeiro agente cancerígeno."

Alguns estudos publicados nos EUA também têm demonstrado possíveis ligações entre o câncer e a poluição atmosférica. No momento, não estamos em posição de dizer com certeza que a poluição atmosférica provoca o câncer de mama. No entanto, podemos dizer que a possível ligação merece investigação séria. Do ponto de vista da saúde pública, esta possível ligação também defende ações destinadas a reduzir a poluição atmosférica relacionada com o tráfego em áreas residenciais", disse a pesquisadora France Labrèche.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001