Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Descobertas novas variações genéticas que afetam risco de câncer de ovário

Você está localizado em: Home » Notícias » Descobertas novas variações genéticas que afetam risco de câncer de ovário



20/09/10


Em um consórcio internacional, pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá e Austrália descobriram novas variações genéticas em cinco regiões do genoma que afetam o risco de câncer de ovário na população geral.

O novo trabalho, publicado pela revista Nature Genetics, baseou-se em pesquisas anteriores comparando mais de 10 mil mulheres com câncer de ovário com mais de 13 mil sem a doença.

Os pesquisadores tinham encontrado, em um trecho de DNA no cromossomo nove, variações de DNA contendo uma única letra (SNPs) associadas ao risco de câncer de ovário.

A equipe encontrou, agora, trechos adicionais de DNA nos cromossomos dois, três, oito, 17 e 19, agrupando os pacientes de acordo com o tipo de câncer de ovário que tinham desenvolvido.

Quatro de cinco das variações do novo DNA foi mais comum em mulheres que desenvolveram a forma mais comum e agressiva da doença, conhecido como câncer de ovário seroso.

Andrew Berchuk, professor de oncologia ginecológica da Universidade de Duke University, diz que as associações destas variantes genéticas com o câncer de ovário foram descobertas através de estudos de associação ampla de genoma (GWAS).

"Desde que a crítica de validação destes resultados foi realizada por um grande consórcio de pesquisadores de todo o mundo, vemos esta investigação como um triunfo da ciência sem fronteiras para o benefício de mulheres em toda parte".

O câncer de ovário é o quinto câncer mais comum entre as mulheres nos países desenvolvidos e, frequentemente, detectado em estágios posteriores, quando as chances de cura são pequenas. Como resultado, a doença é responsável por mais mortes nos estados Unidos do que outros cânceres ginecológicos combinados. Anualmente, cerca de 13 mil mulheres em todo país e 130 mil em todo o mundo morrem da doença.

"Estas últimas descobertas levantam a possibilidade de que, no futuro, as mulheres que estão em maior risco de desenvolver câncer de ovário, pois carregam essas variantes de DNA recentemente descobertas, possam ser identificadas e diagnosticas precocemente, quando a doença é mais tratável ", diz Berchuk. Ele também sugere que as abordagens preventivas possam ser orientadas para estas mulheres.

Para Ellen Goode, epidemiologista genética na Mayo Clinic e principal autora de um dos estudos, pesquisas "adicionais serão necessárias para aprender mais sobre os genes específicos e as mudanças no DNA esses trechos que poderiam ser responsáveis pelo câncer de ovário ".

Pesquisadores já sabem, há algum tempo, que as mutações hereditárias nos genes BRCA1 e BRCA2 podem aumentar drasticamente as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama e de ovário, mas essas mutações representam apenas uma pequena porcentagem de câncer de ovário.

Simon Gayther, professor de Medicina Preventiva da Universidade de Southern California e autor sênior do estudo explica que "o estudo mostra que a mesma região genética desempenha um papel tanto no câncer de mama quanto no de ovário, sugerindo que uma mesma via defeituosa pode ambas as doenças".

De acordo com Geórgia Chenevix-Trench, do Instituto Queensland de Pesquisa Médica, na Austrália, que liderou o desenvolvimento do um consórcio, os resultados podem representar a ponta do iceberg. Pesquisas futuras podem render mais regiões genéticas que alteram o risco de uma mulher desenvolver câncer de ovário e outros tipos da doença.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001