Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas de crianças com câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas de crianças com câncer



26/12/13

Em Santarém, oeste do Pará, 25 crianças estão em tratamento contra o câncer no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Para se ter um diagnóstico mais preciso da doença, a instituição de saúde trabalha com capacitação aos profissionais da saúde, em um projeto desenvolvido pelo Instituto Ronald McDonald, que apoia hospitais de referências, na identificação e tratamento ao câncer. O programa também tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).

No município, o projeto funciona desde agosto deste ano e vai até março de 2014. A meta é capacitar 574 profissionais, dentre agentes comunitários de saúde, técnicos, enfermeiros, médicos generalistas e residentes para sintomas que possam apontar para o diagnóstico precoce do câncer. Até o momento já foram capacitados 271.

"Em se tratando de criança, todos os sintomas devem ser levados em consideração. Uma pele amarelada, um cansaço, a falta de apetite podem ser sinais de que a saúde da criança não vai bem e, de repente, a mãe pode até não querer acreditar, mas o seu filho pode ter uma leucemia, que é um câncer no sangue e precisa de tratamento. Quanto antes o câncer for diagnosticado, maior serão as chances de cura", explica a coordenadora do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil, a oncopediatra Alaíde Viera.

Os profissionais são capacitados para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes. O programa também tem como objetivo estimular a estruturação da rede de atenção oncológica nas regiões onde é implantado.

?As crianças não chegavam, ou se chegavam ficavam sem diagnóstico correto, porque os sinais e sintomas do câncer infantil são muito inespecíficos. Quando a criança piorava ou agravava que os pais procuravam o serviço de saúde até chegar ao centro de referência, já chegava num estado muito avançado?, conta a oncopediatra Alaíde Viera.

25 crianças estão em tratamento no setor de oncologia do hospital. Danilo Dias é um deles. ?O tratamento do meu filho está evoluindo muito bem, por tudo o que ele passou. Eu achava que ele não ia resistir, é um tumor muito grande que estava atrás do intestino dele. Os médicos falaram que era um tumor gigante. Mas eu coloquei primeiramente Deus na frente e o senhor está fazendo todo o milagre, toda a obra do meu filho?, diz Raquel Dias, mãe de Danilo.

Em Santarém, segundo o Registro Hospitalar de Câncer (RHC), nos últimos três anos, 1.150 pessoas iniciaram tratamento no HRBA. Os casos mais comuns de câncer são de colo uterino, mama, próstata, leucemia, pele e estômago.

Globo.com

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001