Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Em estudo com filhos de pais fumantes, níveis de carcinogênicos surpreendem

Você está localizado em: Home » Notícias » Em estudo com filhos de pais fumantes, níveis de carcinogênicos surpreendem



22/11/10
Agentes foram encontrados na urina de 90% das crianças que moram com ao menos um fumante

Um novo estudo mostrou que agentes carcinogênicos presentes no tabaco foram encontrados na urina de 90% das crianças que moram em uma casa onde pelo menos um dos pais é fumante.

A análise de amostras de urina de 70 crianças norte-americanas, de um mês a 10 anos de idade, também mostrou que o nível médio de agentes cancerígenos presentes foi de cerca de 8% do nível encontrado nos fumantes.

“Essa descoberta é surpreendente, pois, mesmo que todos os pesquisadores envolvidos no estudo esperassem algum nível de exposição a agentes carcinogênicos, os níveis médios encontrados foram acima do esperado”, disse Janet L. Thomas, professora assistente de medicina comportamental da Universidade de Minnesota e pesquisadora chefe do estudo, em uma publicação da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR).

“Ninguém sabe qual será o impacto em longo prazo da exposição cumulativa a estes agentes químicos. Isso poderia afetar o organismo de alguma forma que levaria a mudanças do DNA nas células, o que poderia contribuir para danos aos pulmões e a um câncer em potencial nestes órgãos”, disse Thomas.

Dentre outras descobertas, foi apresentada uma correlação direta entre o número de cigarros que os adultos fumam diariamente em casa e o nível de carcinogênicos do tabaco presentes nas crianças. Também observou-se que as crianças negras apresentaram os mais altos níveis de carcinogênicos do tabaco presentes na urina, mesmo se os pais fumavam comparativamente menos. Este resultado sugere que elas metabolizam o tabaco de forma diferente.

“Aproximadamente um terço das crianças americanas nos primeiros anos de vida mora em uma casa onde há pelo menos um fumante. Minha preocupação é que os pais e membros da família talvez não entendam por completo o risco que apresentam às crianças”, disse a pesquisadora.

O estudo deve ser apresentado na Conferência da AACR de Pesquisa e Prevenção do Câncer, a ser realizada na Filadélfia.


Nutrionco

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001