Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Espera por diagnóstico de câncer passa de seis meses

Você está localizado em: Home » Notícias » Espera por diagnóstico de câncer passa de seis meses



17/06/13

A falta de médicos especialistas nos municípios, falta de estrutura para o trabalho de oncologistas, demora para a realização da biópsia e a carência de leitos estão entre os principais fatores que aumentam a espera dos pacientes com câncer por um diagnóstico e, posterior, tratamento.

No final de maio, entrou em vigor a lei federal 12.732/12 que estabelece o prazo de até 60 dias para o início do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer no país. Mas o problema, em Alagoas, começa antes do diagnóstico, está nas deficiências da atenção básica, que impedem um encaminhamento rápido do paciente. Essa realidade não foi abordada pela nova lei.

No Estado, pacientes com suspeita de câncer passam meses à espera do diagnóstico após a primeira consulta médica. Entrevistados pela Tribuna Independente contam o drama que viveram durante a espera de um simples resultado de exame e suas histórias confirmam que a demora chega a durar mais de seis meses.

A dona de casa Maria Lúcia Domingos Batista, de 47 anos, disse que passou sete meses para confirmar que um caroço que pareceu em um dos seios era câncer de mama.

"Suspeitei de um nódulo em dezembro de 2011, mas só consegui consulta para janeiro de 2012. Fiz o exame de radiografia em fevereiro e a citologia mamária, porque quis saber do resultado logo e paguei particular, mas esbarrei na biópsia. A punção [aspirativa] só vim fazer em julho de 2012, quando realmente foi diagnosticado o câncer de mama. Demorou muito e a angústia só fez aumentar”, explicou a paciente, que se trata no Hospital Universitário.

Para ela, a demora não está no tratamento, que começou menos de um mês após o diagnóstico, mas sim na atenção básica. "É lá que os obstáculos começam, porque a demanda é grande e os profissionais não estão treinados para identificar uma doença grave, como o câncer, por exemplo”, frisou.

Fonte: R7

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001