Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Estilo de vida é fator para desenvolvimento de câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Estilo de vida é fator para desenvolvimento de câncer



05/12/16

Vários hábitos comuns do dia a dia influenciam no surgimento do tumor em diferentes órgãos


O câncer é uma doença genética, mas isso não significa que seja hereditária, isto é, transmitida de pais para filhos. Na realidade, na grande maioria dos casos ? em torno de 80% ?, os tumores estão relacionados a fatores de risco ambientais que incluem o estilo de vida e os hábitos adotados pelas pessoas.

"Dentre os principais fatores de risco ambientais associados com o aumento da incidência de câncer podemos citar: tabagismo, etilismo, alimentação inadequada, exposição excessiva à luz solar, vida sedentária e obesidade", alerta o oncologista Amândio Fernandes, diretor da Oncomed-BH, clínica especializada no tratamento da doença.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, o cigarro é o responsável por 30% das mortes por diversos tipos de câncer.

"Como fator de risco, o tabagismo está associado a 30% de todos os cânceres e a 80% dos casos de câncer de pulmão. O tabagismo está, ainda, associado aos cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, bexiga, dentre outros", afirma o especialista.


O consumo de bebida alcoólica é muito comum nos dias de hoje, inclusive entre jovens. Porém, tal hábito também tem sido associado ao aumento do risco de desenvolvimento de tumores. "O risco é proporcional ao hábito de beber", destaca Fernandes.

Os cânceres de fígado, esôfago, mama, cabeça e pescoço (boca, laringe etc) estão intimamente relacionados ao uso de bebida alcoólica. Pior ainda é para os que bebem e fumam, segundo o médico. "O tabagismo associado ao consumo de álcool aumenta de maneira significativa o risco de surgimento de alguns tipos de câncer, como de boca, de laringe e esôfago", diz.

Obesidade

Estudos apontam que determinados tipos de câncer ocorrem com maior frequência em homens e mulheres obesos. Outro dado importante é que a obesidade também aumenta a probabilidade de morrer por câncer, portanto ela representa um fator de prognóstico da doença. Em estudo publicado recentemente na revista científica Lancet (2014), os pesquisadores concluíram que a obesidade está relacionada a vários tipos de tumores, especialmente os cânceres de intestino grosso, mama na mulher na pós-menopausa, endométrio (camada fina do útero responsável pela menstruação), rim, vesícula biliar, esôfago, ovário, fígado, tireoide e leucemia.

Dieta

Alguns alimentos protegem o organismo humanos e outros aumentam o risco do surgimento de câncer. A alimentação inadequada tem sido associada ao desenvolvimento de alguns tipos da doença, especialmente os de mama, intestino grosso, próstata, esôfago e estômago. A ingestão excessiva de gordura, por exemplo, aumenta a incidência de câncer de mama, enquanto a ingestão excessiva de carne vermelha tem sido relacionada ao aumento da incidência de tumores de intestino grosso e também a uma maior mortalidade pela doença. Estudos sugerem que a ingestão de fruta, verduras e legumes apresenta um efeito protetor contra o desenvolvimento do câncer, reduzindo sua incidência.

Exposição solar

O câncer de pele é o tumor de maior incidência no Brasil. A doença se desenvolve principalmente nas áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol, por isso o hábito de se bronzear ou simplesmente de se expor ao sol frequentemente sem protetor solar já é considerado um fator de risco. Em torno de 90% dos tumores ocorrem na face, pescoço, mãos e braços. A cor da pele juntamente com o hábito da exposição à luz solar são considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, até o fim deste ano, vão ocorrer 175.760 casos novos no país. Para alertar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) criou a campanha Dezembro Laranja. Entre as recomendações estão usar filtro solar, chapéu e guarda-sol sempre que se expor ao sol; reaplicar o filtro solar a cada duas horas; visitar o dermatologista pelo menos uma vez ao ano e ficar atento a pintas assimétricas.

Infecções por alguns tipos de vírus

Alguns vírus são considerados carcinogênicos, ou seja, capazes de provocar câncer. Assim, estilo de vida e hábitos que aumentem a exposição e o risco de infecção por esses vírus constituem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. Certos tipos de comportamento sexual aumentam a chance de exposição a alguns vírus sexualmente transmissíveis, que estão relacionados a tipos específicos de câncer. Como exemplo, podemos citar o HPV, associado ao câncer do colo uterino e também ao câncer de orofaringe; o vírus da Hepatite B, associado ao câncer de fígado e o vírus HIV, associado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer do sistema imune.

Fonte: Mídia News

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001