Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Estudo desvenda mecanismo que gera resistência à quimioterapia

Você está localizado em: Home » Notícias » Estudo desvenda mecanismo que gera resistência à quimioterapia



06/08/12

Pesquisadores afirmam ter descoberto um mecanismo que causa resistência do câncer à quimioterapia. Segundo os cientistas, essa resistência depende da "vizinhança" de células do tumor. O artigo que descreve o estudo será publicado na revista especializada Nature Medicine.

Desenvolver resistência à quimioterapia é um poderoso golpe no tratamento contra tumores sólidos (como de mama, próstata, pulmão e cólon) e os pesquisadores acreditam que a descoberta pode levar a melhorias no combate ao problema. "Células de câncer vivem em um ambiente muito complexo. Onde as células tumorais residem e quem são seus "vizinhos" influenciam sua resposta e resistência à terapia", diz Peter S. Nelson, da Divisão de Biologia Humana do Centro Hutchinson, nos Estados Unidos.

Nelson e seus colegas afirmam ter descoberto que o fibroblasto (uma célula que até agora acreditava-se não ter relação com o câncer) pode ter um papel fundamental na resistência à quimioterapia se estiver próxima ao tumor. Segundo a pesquisa, quando o fibroblasto é exposto à quimioterapia, ele sofre danos no DNA e produz fatores de crescimento que estimulam o câncer.

Em condições normais, os fibroblastos atuam na cura de ferimentos e na produção de colágeno. Mas, quando exposto ao tratamento que danifica seu DNA, ele produz uma proteína chamada de WNT16B e estimula o tumor a crescer, invadir outros tecidos e resistir aos medicamentos.

"As terapias contra o câncer evoluem cada vez mais para serem mais específicas, mirar mecanismos moleculares importantes. (...) Nossas descobertas indicam que o microambiente do tumor também influencia no sucesso ou fracasso dessas terapias mais específicas. Em outras palavras, a mesma célula do câncer, quando exposta a uma diferente "vizinhança", pode responder de maneira bem diferente ao tratamento", diz o pesquisador.

A pesquisa envolveu ainda cientistas das universidades de Washington, de Ciência e Saúdes do Oregon, do Instituto Buck de Pesquisa do Envelhecimento, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e do Centro de Pesquisa de Câncer.



Terra

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001