Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Exercício aeróbico alivia insônia em adultos de meia-idade e em idosos

Você está localizado em: Home » Notícias » Exercício aeróbico alivia insônia em adultos de meia-idade e em idosos



29/09/10


Um estudo realizado na Northwestern University, nos Estados Unidos, revelou que exercícios aeróbicos melhoram a qualidade do humor, do sono e a vitalidade, ajudando no combate à insônia, sem a necessidade do uso de medicamentos.

A pesquisa é a primeira a examinar o efeito do exercício aeróbico em adultos de meia-idade e idosos com diagnóstico de insônia. Cerca de 50 % das pessoas nessas faixas etárias se queixam de sintomas de insônia crônica.

Os resultados do estudo sobre o exercício aeróbico resultou em uma melhora dramática na qualidade do sono relatada pelos pacientes, incluindo na duração do sono, em comparação a qualquer outra intervenção não-farmacológica.

"Isso é relevante para uma parcela enorme da população", disse Phyllis Zee, diretora do Centro de Distúrbios do Sono da universidade. "A insônia aumenta com a idade. Por volta da meia-idade, o sono começa a mudar drasticamente. É essencial que nós identifiquemos formas de comportamento para melhorar o sono. Agora, temos resultados promissores mostrando o exercício aeróbico como uma estratégia simples para ajudar as pessoas a dormirem melhor e se sentirem mais vigorosas."

A estratégia livre de medicamentos também é desejável, pois elimina a possibilidade de uma interação de medicamentos para dormir com outras drogas que a pessoa possa estar tomando, disse a autora do estudo, Kathryn Reid.

"Ao melhorar o sono de uma pessoa, você pode melhorar sua saúde física e mental. O sono é um barômetro da saúde, como a temperatura de alguém. Deve ser o quinto sinal vital. Se uma pessoa diz que não está dormindo bem, sabemos que ela é mais propensa a ter uma saúde pobre, com problemas de gestão da sua hipertensão ou diabetes. "

O estudo incluiu 23 adultos sedentários, principalmente mulheres, de 55 anos e mais velhos que tinham dificuldade em adormecer ou manter o sono e tinham comprometimento no funcionamento diurno. Depois de um período de condicionamento, o grupo realizou atividade física aeróbica por duas sessões de 20 minutos, quatro vezes por semana; ou uma sessão de 30 a 40 minutos quatro vezes por semana, ambos por 16 semanas. Os participantes trabalharam em 75 % de sua frequência cardíaca máxima, pelo menos, duas atividades, incluindo caminhadas ou a utilização de uma bicicleta ergométrica ou esteira.

Os participantes no grupo que não realizou atividade física participaram de atividades recreativas ou educacionais, como uma aula ou uma palestra, e se reunira por cerca de 45 minutos de 3 a 5 vezes por semana durante 16 semanas.

Ambos os grupos receberam instrução sobre boa higiene do sono, que inclui dormir em um quarto fresco, escuro e quieto, ir para a cama ao mesmo tempo, todas as noites e não ficar na cama por muito tempo, se você não consegue adormecer.

O exercício melhorou a qualidade do sono relatada pelos participantes, elevando-os a partir de um diagnóstico de sono pobre a um diagnóstico de melhor qualidade. Eles também relataram menos sintomas depressivos, mais vitalidade e menos sonolência durante o dia.

"O exercício é bom para o metabolismo, para o controle de peso e para a saúde cardiovascular e agora é bom também para dormir", concluiu Zee.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001