Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Fiocruz firma acordo para o desenvolvimento de vacina contra o câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Fiocruz firma acordo para o desenvolvimento de vacina contra o câncer



19/01/12

A Fiocruz firmou um acordo de cooperação científica com o Ludwig Institute for Cancer Research (LICR) para o desenvolvimento de vacinas contra diversos tipos de câncer, tendo como vetor o vírus da febre amarela. O instituto tem unidades em dez locais de investigação. No Brasil, a representação da organização está localizada em São Paulo e já desenvolve uma vacina contra o câncer a partir de Trypanosoma cruzi geneticamente modificado.

Segundo a vice-presidente de Pesquisa e Laboratório de Referência da Fiocruz, Claude Pirmez, o acordo tem grande importância no cenário atual, uma vez que o número de casos de câncer tem crescido mundialmente. "A parceria vai possibilitar a união da expertise da Fiocruz, em doenças infecciosas, com a do Instituto Ludwig, em câncer, além do profundo conhecimento que as duas instituições têm em imunologia", ressalta.

As expectativas são grandes quanto à produção de uma nova tecnologia que contribua para o combate à doença, segundo o pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz), Ricardo Gazzinelli. "As vacinas já estão sendo testadas em animais e esperamos que daqui a dois ou três anos já possamos testá-las em humanos", afirma.

Inca

Um outra parceria também foi assinada entre a Fiocruz e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) também para ajudar a reduzir o déficit na inovação e produção de bens e serviços para o enfrentamento do câncer no Brasil. O acordo para a criação do Programa Interinstitucional de Produção e Inovação em Oncológicos, firmado em agosto de 2010, visa a melhorar de modo integrado todas as áreas do Complexo Econômico Industrial da Saúde em oncologia, incluindo medicamentos, vacinas, diagnósticos, equipamentos, além de serviços, assistência e atendimento ao público. O acordo vai fomentar todo o parque fabril brasileiro em oncologia e, com isso, vai contribuir para a redução de gastos federais com assistência oncológica e convertê-los em investimentos para aumentar a densidade tecnológica nacional.

Ludwig Institute for Cancer Research

O instituto foi criado em 1971 com o objetivo de aperfeiçoar o controle do câncer por meio de laboratórios integrados, pesquisa clínica e novas estratégias terapêuticas. A vacina contra o câncer a partir de Trypanosoma cruzi geneticamente modificado, desenvolvida pelo Instituto Ludwig-SP, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e o Centro de Pesquisas René Rachou (CpqRR/Fiocruz), impede a formação de melanomas, sarcomas e tumores de cólon em ratos e estimula o sistema imunológico dos animais que já têm a doença a combatê-la. As pesquisas, focadas em diagnóstico e terapias, tornaram possível as descobertas de novos marcadores tumorais e anticorpos para terapia do câncer.

Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001