Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Gestão do estresse pré-cirúrgico aumenta resposta imune de pacientes com câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Gestão do estresse pré-cirúrgico aumenta resposta imune de pacientes com câncer



02/02/2011


Técnicas de gerenciamento do estresse antes da cirurgia de câncer de próstata ajudam a ativar a resposta imune do organismo levando a uma recuperação mais rápida. É que aponta estudo desevolvido por investigadores da University of Texas MD Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos.

O estresse cirúrgico causa o fechamento de uma resposta inflamatória para local da cirurgia e em todo o corpo, elevando certas proteínas celulares de sinalização chamadas citocinas que aumentam a inflamação e suprimem a resposta imune.


Metodologia

Para avaliar os efeitos do gerenciamento do estresse sobre a resposta imune após a cirurgia do câncer de próstata, os pesquisadores dividiram 159 homens com estágios iniciais da doença que foram agendados para a prostatectomia radical em três grupos.

O primeiro grupo recebeu um gerenciamento reforçado do estresse, reunindo-se com duas vezes com psicólogos entre uma e duas semanas antes da cirurgia para discutir preocupações e aprender algumas técnicas cognitivas e aprendendo técnicas para a gestão do estresse que podem ser praticadas em casa.

O segundo grupo recebeu a chamada atenção de apoio (SA). Em um ambiente de confiança e empatia foram encorajados a debater questões e encontraram-se com psicólogos duas vezes antes da cirurgia.

O terceiro grupo recebeu o tratamento padrão (SC), com cuidados médicos de rotina e não se encontraram com psicólogos.


Benefícios da intervenção

Amostras de sangue foram coletadas de cada paciente cerca de um mês antes da cirurgia e 48 horas após a cirurgia. O humor dos pacientes foi medido cerca de um mês antes da cirurgia, uma semana antes da cirurgia (após as intervenções) e na manhã da cirurgia. Dois dias após a cirurgia, os homens que receberam a gestão do estresse tiveram níveis significativamente mais altos da função imune natural e de citocinas pró-inflamatórias circulantes do que os homens no grupo AS; níveis mais altos de função imune natural e de citocina IL-1b que os homens no grupo SC e mostraram aumento dos parâmetros do sistema imunológico, que diminuiu ou permaneceu o mesmo para os outros dois grupos.

"Este estudo e evidências de outros estudos mostram que a intervenção psicológica antes de um estressor agudo pode ser benéfico para pacientes", disse o autor sênior do estudo, Lorenzo Cohen. "As implicações são que o esforço de gestão tem benefícios biológicos, assim como psicológicos e pode ter um efeito sobre diversos aspectos da doença."


Próximos passos

Como os homens que participaram do estudo eram predominantemente brancos e não-hispânicos, casados e com alta escolaridade, os pesquisadores dizem que estudos adicionais são necessários em populações mais diversas, bem como homens com doença avançada.

"Nós estamos querendo direcionar pesquisas futuras para as pessoas que poderiam se beneficiar muito, em especial aquelas que são mais angustiadas e tem menor nível de apoio social", observou Cohen. "Isso vai ajudar a proporcionar o máximo benefício e uso eficaz de recursos limitados do sistema de saúde."





Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001