Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Gordura corporal está associada a câncer de mama ER-negativo

Você está localizado em: Home » Notícias » Gordura corporal está associada a câncer de mama ER-negativo



05/01/2011


Uma nova pesquisa realizada por pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, revelou que a gordura corporal está associada com um maior risco de câncer de mama com receptor de estrogênio negativo (ER).

No passado, estudos estabeleceram uma associação entre o índice de massa corporal (IMC) e o risco de câncer de mama que varia com o status da menopausa: um IMC superior está positivamente associado com o risco de câncer de mama na pós-menopausa, mas inversamente associado com o risco de câncer de mama na pré-menopausa.

Gordura intra-abdominal que circunda os órgãos tem sido associada a alterações metabólicas e hormonais que têm sido associadas com o risco de câncer de mama antes da menopausa, embora estudos prospectivos tenham produzido resultados contraditórios, e nenhum deles tenha examinado o papel do status dos receptores hormonais.

Para determinar a relação entre a distribuição da gordura corporal e o risco de câncer de mama antes da menopausa, a pesquisadora Holly R. Harris e seus colegas conduziram uma análise prospectiva entre 116.430 mulheres que foram seguidas desde 1989. Os pesquisadores enviaram para as mulheres nesse estudo um questionário a partir de 1993, no qual as mulheres foram convidadas a medir e reportar suas circunferências da cintura e do quadril.

Os pesquisadores não encontraram associações significativas entre a circunferência da cintura, circunferência do quadril, ou a relação cintura / quadril e o risco global de câncer de mama. Mas eles descobriram que a adiposidade abdominal, ou a circunferência da cintura e a relação cintura / quadril, foram mais fortemente associadas com o risco de câncer de mama ER-negativo do que com o risco de câncer de mama ER-positivo.

Além disso, o fato de que a distribuição de gordura corporal foi mais fortemente associada com câncer de mama ER-negativo do que com câncer de mama ER-positivo sugere que a gordura corporal pode influenciar o risco de câncer de mama através de vias independentes de hormônios sexuais.

Especificamente, os pesquisadores observaram que a gordura está associada com hiperinsulinemia, ou pré-diabetes, e que os receptores de insulina são expressos na maioria dos cânceres de mama e foram mostrados para estimular o crescimento de células de câncer de mama in vitro.

Baseados nos resultados do estudo, os pesquisadores relataram que eles podem sugerir que uma via de insulina relacionada com a adiposidade abdominal está envolvida na etiologia do câncer de mama que aparece antes da menopausa.



Fonte: Isaude.ne

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001