Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Hidroterapia é o primeiro passo da recuperação pós-câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Hidroterapia é o primeiro passo da recuperação pós-câncer de mama



30/10/14

Atenção mulheres, vocês têm feito seu autoexame da mama? É necessário inclui-lo na rotina como escovar dentes, tomar banho... Enfim, torna-lo parte do dia a dia. As mulheres que passaram pelo câncer de mama e fizeram todo o tratamento necessário, voltaram para a rotina de trabalho e lazer sem problemas. Mas esse processo exige uma rotina de cuidados, que passam pela fisioterapia aquática.

Fez a cirurgia? O membro superior já possui arco completo? Faz todos os movimentos em sua amplitude? Está sem dor? Então pode começar com as atividades aquáticas. Combinadas com a respiração diafragmática, estão os exercícios de mobilidade articular utilizando a resistência da água, que são os mais benéficos. Na água eliminamos a força da gravidade, facilitando assim os movimentos e a pressão hidrostática ajuda a eliminar ou prevenir o edema. Faz uma massagem natural em todos os gânglios linfáticos evitando o surgimento do linfedema. É a drenagem linfática natural.

Podemos começar pela natação, pela hidroginástica ou AI-CHI que é um relaxamento ativo que tem como objetivo, mobilizar as articulações, alongar a musculatura de todo o corpo, aumentar e melhorar o equilíbrio e capacidade pulmonar. O AI-CHI traz tranqüilidade interior.

No inicio da natação não se deve usar palmar para não aumentar a resistência, o ideal é só usar pés de pato e deixar os membros livres só com a resistência da água. Após uns dois meses, é possível incluir luvas de hidroginástica e depois os palmares para o fortalecimento da musculatura envolvida no ombro, nos membros superiores, costas e peito.

Na hidroginástica também devemos começar só utilizando a resistência da água para os membros superiores, para as pernas podemos utilizar qualquer um dos implementos. Após dois meses podemos começar com as luvas depois halteres, tubo água, elástico e progressivamente aumentar a resistência sem sentir dor, desconforto, ou o braço pesado. Aos poucos vamos adquirindo mais força nos membros superiores.

É necessário criar uma circulação colateral, fortalecer toda a musculatura devagar, dar tempo para a cicatrização interna dos tecidos. Três precauções que não devem ser esquecidas são: não tomar injeção, não retirar sangue e não aferir a pressão arterial no braço do lado do seio operado. Durante a cirurgia são retirados todos os linfonodos ou parte deles para serem examinados. Qualquer machucado, irritação ou agressão ao tecido, vem a linfa para proteger a região e não tem por onde ser escoada, aparecendo o linfedema (conforme ilustração) num estagio mais adiantado e difícil de regredir. No caso de qualquer inchaço aparecer, que sempre começa pela mão, deve se deixar a mão de molho na água com gelo e sal durante 20 minutos, colocar o braço para cima, apertar uma bolinha e procurar o médico o mais rápido possível.

Não há pressa na recuperação. Ela deve ser lenta e progressiva. É indicado praticar atividades na água pelo menos duas vezes por semana para manter a mobilidade completa da articulação do ombro e evitar edemas.

Depois pode-se escolher atividades no solo prestando atenção sempre na carga aplicada. O caminhar é benéfico, soltando bem os braços, coordenados com as pernas e pode ser feito junto com as atividades aquáticas. No ciclismo deve-se observar se não está fazendo muita compressão, muita força sobre o guidom. Neste caso não é recomendável. Dançar é muito bom para o corpo, para a cabeça e para a saúde mental e física.

Vamos retornar as atividades que nos dão prazer, sem exageros e procurando variá-las ao máximo. Lembrando sempre que a água esta presente nas nossas vidas tanto na engesta por dentro e por fora nos envolvendo.

Globo.com

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001