Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Identificação de novos fatores de risco para o câncer de mama é alvo de pesquisa

Você está localizado em: Home » Notícias » Identificação de novos fatores de risco para o câncer de mama é alvo de pesquisa



02/10/10

Uma equipe de pesquisadores liderada por um cientista da Michigan State University, nos Estados Unidos, está iniciando uma nova pesquisa para identificar fatores de risco para o câncer de mama em mulheres jovens, com foco no crescimento, na dieta, na atividade física e no tamanho do corpo durante a vida da mulher.

O estudo de cinco anos, financiado pelo National Institutes of Health e conduzido por Ellen Velie, vai incluir a maior amostra nos Estados Unidos das mulheres negras com menos de 50 diagnosticadas com câncer de mama.

"Os fatores de risco para o câncer de mama variam de acordo com a idade e características do tumor, e não houve ainda bastante pesquisa sobre o câncer de mama em mulheres jovens", disse Velie. "O câncer de mama nestas mulheres muitas vezes é mais agressivo e associado a um pior prognóstico."

Embora as mulheres brancas e mulheres mais ricas (brancas e negras) estejam em maior risco de câncer de mama após os 50 anos, as mulheres negras (e parece também que as mulheres mais pobres) têm um maior risco antes dos 40 anos.

"Nós ainda não temos uma visão clara sobre o que faz com que esses padrões sejam distintos", disse Velie. "As mulheres negras também estão em maior risco de tumores com pior prognóstico."

"Esta pesquisa é inovadora porque liga os determinantes sociais da saúde e da nutrição durante a vida de uma mulher ao câncer de mama em mulheres jovens pouco estudadas", disse a pesquisadora Marsha D. Rappley.

Ao olhar para os fatores de risco como os padrões de vida e de crescimento, atividade física, dieta, tamanho corporal e os genes relacionados ao longo da vida de uma mulher, Velie e sua equipe tem esperança de identificar por que as mulheres desenvolvem tumores com características específicas.

"A pesquisa mostra que os eventos do início da vida, especialmente durante a puberdade, podem ter impacto no risco mais tarde", disse Velie. "Queremos estudar como esses fatores do início da vida podem modificar os riscos mais tardios de câncer de mama."

Essa informação pode então ser usada para desenvolver intervenções para ajudar as mulheres a prevenir a doença.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001