Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Identificada fraqueza que torna células do câncer mais sensíveis à quimioterapia

Você está localizado em: Home » Notícias » Identificada fraqueza que torna células do câncer mais sensíveis à quimioterapia



30/08/13

Pesquisadores da Universidade de Liege Sart- Tilman, na Bélgica, descobriram uma nova fraqueza em células cancerosas que pode torná-las mais susceptíveis à quimioterapia e a outros tratamentos.

Os cientistas demonstraram que a proteína HDAC5 é essencial para a manutenção de estruturas, chamadas telômeros, dentro das células cancerosas que promovem a longevidade das células do câncer. As células cancerosas com telômeros mais longos tendem a ser mais resistentes às terapias, enquanto as células cancerosas com os telômeros mais curtos tendem a ser mais susceptíveis.

Ao direcionar o mecanismo usado pelas células cancerosas para manter os telômeros, a HDAC5, terapias existentes poderiam se tornar muito mais eficazes para a erradicação do câncer do que são hoje.

"Nosso estudo pode contribuir para o desenvolvimento de novas terapias anticâncer combinadas. Ao manter o comprimento de um telômeros, por meio da inibição de HDAC5, as células de câncer são mais sensíveis a fármacos quimioterapêuticos", afirma Denis Mottet.

Mottet e seus colegas analisaram várias linhagens de células tumorais com diferentes formações sobre a biologia dos telômeros e descobriu que HDAC5 co-localizou com telômeros apenas nas células cancerosas com telômeros muito compridos.

Os pesquisadores então eliminaram HDAC5 em células de câncer com comprimento dos telômeros variados e observaram um fenótipo (encurtamento dos telômeros ) exclusivamente em células cancerosas que originalmente tinham telômeros mais longos.

Segundo a equipe, células com telômeros mais curtos não parecem ser afetadas pela ausência da proteína HDAC5. Eles descobriram também que algumas células cancerosas com telômeros muito longos eram resistentes à morte induzida por medicamentos de quimioterapia comuns , mas a redução dos níveis de proteína HDAC5 nestas células e o encurtamento dos telômeros subsequente sensibilizou as células a estes agentes, o que leva à morte celular massiva.

Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001