Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Identificado um novo mecanismo através do qual vírus HPV causa câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Identificado um novo mecanismo através do qual vírus HPV causa câncer



15/12/2010

Cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram, pela primeira vez, um nova mecanismo importante através do qual o vírus do papiloma humano (HPV) provoca câncer que pode levar a novos tratamentos para o câncer de colo de útero e de boca.

A infecção pelo HPV é conhecida por aumentar o risco de desenvolver câncer do colo do útero e de boca com as duas formas de alto risco do vírus contabilizando aproximadamente 70% dos casos de câncer cervical.

A vacinação contra essas formas de alto risco do HPV deveria reduzir a incidência de câncer cervical, mas a frequência de câncer de boca, na verdade, aumentou no Reino Unido em cerca de 50% entre 1989 e 2007, uma tendência que, segundo os pesquisadores, parece estar se acelerando.

Se as vacinas atuais provarem eficácia na prevenção da infecção oral por HPV, os autores afirmam que seus achados fornecem justificativas adicionais para o atual programa de vacinação de mulheres jovens e também podem apoiar a prorrogação do programa para os rapazes também.

"Os cientistas sabem há alguns anos sobre a relação entre HPV e alguns tipos de câncer, mas os processos biológicos envolvidos não são completamente compreendidos," disse o líder do estudo, Ian Hampson. "Nossos últimos resultados lançam uma nova luz sobre este assunto."

O estudo demonstrou que uma proteína nas células, chamada Cdc42, que já é conhecida por estar envolvida em uma série de cânceres, bem como na disseminação do tumor, é inadequadamente ativada pelo vírus do papiloma humano.

"As descobertas são importantes, pois é essencial aumentar a nossa compreensão de como o vírus causa a doença, se quisermos projetar novas abordagens para a prevenção ou tratamento de cânceres relacionados ao HPV. O câncer de boca, em particular, é notoriamente difícil de tratar e muitas vezes leva à incapacidade em longo prazo", disse Hampson.

Se o programa de vacinação é mostrado para reduzir a incidência de infecção oral por HPV, este estudo parece apoiar seu uso contínuo, como forma de prevenir o câncer de boca, relacionado com o HPV e, talvez, a extensão do programa aos meninos deve ser levada em consideração.

"Há literalmente centenas de publicações sobre o papel potencial dos Cdc42 na doença maligna, mas nosso trabalho é o primeiro a mostrar que o HPV pode ativar esta proteína", disse o líder do estudo, Anthony Oliver.

Já existe uma movimentação no sentido de desenvolver drogas que alvejam Cdc42 e agora, de acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo indicam que esses agentes podem ser úteis para o tratamento de cânceres relacionados com o HPV também.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001