Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Mamografia 3D detecta o câncer de mama com mais eficácia

Você está localizado em: Home » Notícias » Mamografia 3D detecta o câncer de mama com mais eficácia



09/10/14

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo em incidência na população feminina mundial e brasileira. Tal tipo de câncer corresponde a 22% dos casos novos a cada ano.

O INCA acredita que as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, provavelmente por a doença ser diagnosticada já em estágio avançado.

Além disso, o Instituto de Tratamento do Câncer (ITC) aponta que o câncer de mama é o segundo tumor que mais leva a mulher a óbito.

Quanto mais cedo o câncer for descoberto, mais chances há do paciente se curar. Entre as técnicas e tecnologias aplicadas, a FDA e a ANVISA aprovaram recentemente a tomossíntese mamária, mais conhecida como mamografia tomogrática ou mamografia 3D.

Conforme resultados de um amplo estudo clínico, a mamografia tridimensional (3D) permite diagnosticar mais casos de câncer de mama e reduzir a quantidade de diagnósticos errados em comparação com a mamografia convencional.

Este sistema, que combina a mamografia digital com exame de imagem por tomossíntese, permite obter imagens muito mais detalhadas e precisas do seio. É usado para recriar imagens de um milímetro de espessura que podem ser visualizadas em uma reconstrução da mama em 3D.

A imagem 3D permite melhorar o diagnóstico, e ajuda os radiologistas a identificar as estruturas dos seios e visualizar melhor as áreas que ficam apagadas na mamografia bidimensional, que podem revelar um tumor, mas também ocultá-lo.

Palavra de especialista

A mastologista Thayana Camargo fala sobre as vantagens de realizar a mamografia tridimencional.

"A mamografia é a melhor forma de detectar o câncer de mama. Apesar disso, 10% a 30% deles passam despercebidos nesse tipo de exame. Isso porque tecidos mamários muito densos, podem esconder lesões, atrapalhando a detecção. A mamografia 3D diminui esse risco. Ao fazer uma imagem fatia a fatia da mama, há maior visibilidade de todos os tecidos favorecendo inclusive a localização espacial. Outro benefício é que também diminuíram os falsos exames positivos, assim como a necessidade de novas biópsias."

A médica explica que o preparo para o exame não difere da mamografia convencional, e que a mamografia 3D é uma técnica relativamente nova, que não deve ser indicada indiscriminadamente.

?Ela ainda não substitui a mamografia convencional para o rastreamento do câncer de mama, mas certamente é uma evolução que traz benefícios principalmente para pacientes consideradas de alto risco. Somente o tempo mostrará se no futuro ela substituirá a mamografia convencional no rastreio do câncer de mama?, conclui Camargo.

acritica.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001