Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Marcação com sementes radioativas ajuda no tratamento do câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Marcação com sementes radioativas ajuda no tratamento do câncer



30/11/16

A técnica auxilia na marcação pré-cirúrgica de nódulos na mama e tem beneficiado mulheres com um tratamento menos invasivo

Pacientes que sofrem de câncer de mama e que necessitam de cirurgia para a retirada de nódulos contam com uma técnica inovadora que auxilia o cirurgião na localização da lesão e torna o procedimento menos invasivo. Atualmente, o uso de sementes de iodo radioativo - um tipo de radiotraçador - proporciona maior precisão na detecção da lesão, evitando grande comprometimento da estética mamária e mutilações desnecessárias. A implantação das sementes ainda é uma técnica pouco aplicada no país, como afirma Fernanda Philadelpho, radiologista mamária e integrante do corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica no Rio de Janeiro, um dos locais que realiza a colocação das sementes.

"Os implantes de sementes de iodo é uma técnica segura e eficaz para a localização intraoperatória de lesões impalpáveis da mama, com vantagens sobre outros métodos", explica Fernanda. Segundo a médica, as cirurgias radioguiadas podem se basear na utilização das sementes de iodo 125 para a marcação de lesões mamárias. As sementes emitem energia gama, com duração de 60 dias, e podem ser localizadas na mama com um equipamento específico, chamado gama probe, que facilita a cirurgia oferecendo maior precisão e, consequentemente, uma cirurgia menos agressiva.


"Após fazer a biópsia e constatar a necessidade cirúrgica, a marcação da área tumoral é feita com a semente, que é implantada na lesão, através de uma agulha, processo realizado em ambulatório, não necessariamente no dia da cirurgia e sem obrigação de internação. A anestesia é local e não deixa cicatriz."

O método beneficia e muito pacientes com estágio de câncer avançado. "A semente é colocada no centro do tumor e em nódulos adicionais e, após a quimioterapia neoadjuvante, permite ao cirurgião saber exatamente onde estava aquela lesão na mama, já estando a área marcada para a resseção cirúrgica", reforça Fernanda Philadelpho.

Fonte: Terra

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001