Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Médico alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Você está localizado em: Home » Notícias » Médico alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata



04/11/16

A campanha "Novembro azul" procura conscientizar os homens sobre a importância da prevenção

Azul é a cor que marca o mês de novembro na campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, doença que deve registrar 61,2 mil novos casos neste ano, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) e que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

A próstata é a parte do corpo masculino responsável por produzir o líquido espermático, secreção que, com outros líquidos, constitui o sêmen. O tabu em relação ao exame de toque ainda dificulta o diagnóstico precoce, embora a procura masculina pelos médicos especialistas tenha aumentado, segundo o urologista Marcelo José Sette. "Esse receio não vai desaparecer de uma hora outra pra outra, mas com a campanha conseguimos melhorar muito a conscientização", avalia o médico. Ele conta que a pressão das mulheres que, segundo ele, costumam ser mais zelosas com a saúde, é um fator que auxilia os homens na procura pelo especialista.

Como outros tumores, o melhor remédio em relação ao câncer que atinge a próstata é a prevenção a partir do diagnóstico precoce e cuidado com a saúde. Hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, fazer exercícios físicos e alimentar-se bem são boas práticas para prevenir a doença e devem ser aliados aos exames que podem diagnosticar este tipo de câncer: o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal. Os dois devem ser realizados por homens com mais de 50 anos regularmente. No caso de haver familiar próximo com o diagnóstico deste câncer, os exames devem começar a ser feitos ainda antes, aos 45 anos. "A precocidade do diagnóstico é fundamental, na fase precoce conseguimos curar", destaca Sette. Ele conta que é comum entre os homens fazer apenas o exame de sangue PSA, que é um marcador tumoral, ou seja, indica a chance de o homem ter ou não câncer de próstata. Mas o exame de toque é fundamental para um diagnóstico correto da doença. Nele, o médico avalia se há alguma alteração na próstata, como algum endurecimento ou nódulo. "Só o PSA não é o suficiente. Embora ainda seja um tabu, o toque é importante, não dói e leva cerca de 15 segundos", ressalta o urologista. O diagnóstico definitivo do câncer de próstata é feito a partir de biópsia.

O tratamento do câncer de próstata é variado e depende de cada paciente. Sette explica que as abordagens mais comuns são os tratamentos com cirurgia ou radioterapia. Também é possível fazer apenas a vigilância ativa, isto é, fazer exames regularmente sem tratar a doença.

Cidade iluminada

Para conscientizar os homens joinvilenses sobre a doença, alguns pontos de Joinville receberam um colorido especial em novembro. A sede da Prefeitura, o Mirante, o Pórtico da Expoville e o Museu de Arte de Joinville ficarão iluminados com a cor azul durante todo o mês.

Fonte: Notícias do Dia



Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001