Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Menina de quatro anos é a mais jovem paciente diagnosticada com câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Menina de quatro anos é a mais jovem paciente diagnosticada com câncer de mama



11/01/11
Canadense de apenas quatro anos, é mais jovem paciente a ser diagnosticada com um câncer de mama.

Aleisha Hunter, de Toronto, precisava de uma mastectomia depois os médicos descobriram a causa de um caroço que apareceu no seu peito, em dezembro de 2008, quando ela tinha dois anos.

Agora, dois anos após a cirurgia para remoção dos gânglios, a menina mostra que se recuperou completamente, tornando-se a paciente mais jovem a se curar da doença.

"Eu sabia que tinha câncer e que os médicos fizeram melhor", disse ela. "Eu sei que o câncer pode fazer algumas pessoas irem para o céu, mas estou melhor agora".

A mãe de Aleisha, Melanie, disse que ficou chocada quando descobriu a causa do caroço no peito da filha, que observou pela primeira vez enquanto secava a menina depois de um banho.

"Era um pequeno disco rígido, do tamanho de uma ervilha ", disse ela. "Eu pensei que era um cisto inofensivo".

Depois de testes no hospital, os médicos disseram para Melanie que não se tratava de nada grave e Aleisha foi mandada para casa - mas o caroço continuou a crescer.

"Eu pensei que não poderia ser sério como o hospital tinha verificado", disse Melanie.

Apesar disso, em janeiro de 2009 Melanie voltou com a filha ao hospital, após perceber que o nódulo tinha crescido cerca de dois centímetros e estava causando tanta dor que Aleisha não conseguia dormir.

"Eu não pude acreditar quando me disseram que era câncer de mama", acrescentou. "Eu fiquei chocada. Não achava que uma criança tão pequena pudesse ter câncer de mama".

Aleisha foi então submetida a uma mastectomia, na qual foram retirados16 linfonodos de sua axila para ver se o câncer havia se espalhado. Felizmente eles foram claros - o que significa que ela não tinha necessidade de quimioterapia ou radioterapia - e ela estava de alta três dias depois.

"Nós ficamos tão chocados quando o diagnóstico foi feito ", disse a cirurgiã doutora Nancy Down. "Eu venho lidando com casos de câncer de mama há 25 anos e nunca me deparei com uma paciente tão jovem. Ela é o mais novo caso conhecido no mundo".

Médicos disseram que é improvável que o câncer volte, mas ela passará por check-ups regulares nos próximos anos e por uma cirurgia de reconstrução mamária quando chegar à adolescência.

"Ela foi muito corajosa por tudo isso", disse Melanie.

O mais jovem vítima de câncer de mama, anterior à Aleisha, era Hannah Powell-Auslam, da Califórnia, que tinha 10 anos quando foi diagnosticada em 2008.

O câncer de mama é raro em jovens, porque há pouco tecido na área e ela não é afetada pelos hormônios sexuais.

O risco aumenta na puberdade quando o tecido da mama começa a crescer, embora a doença normalmente afete mulheres acima de 30 anos.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001