Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Metástases: origem da principal causa de morte por câncer é identificada

Você está localizado em: Home » Notícias » Metástases: origem da principal causa de morte por câncer é identificada



10/07/12

Cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, identificaram a origem da formação da metástase, principal causa de mortes entre pacientes com câncer. Estudo é o primeiro a revelar a via de metástase do câncer intestinal fora da corrente sanguínea. De acordo com os pesquisadores, resultados do projeto têm potencial para auxiliar no desenvolvimento de novas terapias contra a doença que mata cerca de 7 milhões de pessoas por ano no mundo.

Atualmente, a maioria das mortes por câncer são causadas por tumores secundários. Estes se desenvolvem por meio de metástases que se espalham pela corrente sanguínea a partir do tumor primário de um paciente. Até então, o motivo real para a propagação metastática em determinados órgãos era desconhecido.

Agora, uma equipe de fisiologistas e neuropatologistas da Universidade de Zurique identificaram o mecanismo que ajuda células metastáticas do câncer do intestino a infiltrarem em órgãos a partir dos vasos sanguíneos. Os pesquisadores Lubor Borsig e Mathias Heikenwalder demonstraram que as células cancerosas manipulam receptores específicos no endotélio dos vasos sanguíneos.

Quimiocinas (mensageiros intercelulares) desempenham um papel chave no sistema imunológico: elas podem chamar glóbulos brancos do sangue diretamente para a defesa imunológica. As células tumorais são também capazes de formar quimiocinas mobilizando células imunitárias especiais do próprio corpo, os monócitos. Consequentemente, níveis elevados de quimiocinas próprias do tumor - CCL2 - são características próprias de metástase de cânceres de mama, próstata e intestino. Até agora, níveis elevados de CCL2 eram considerados indicação de forte crescimento de um tumor e de um pobre prognóstico para a doença. Com base em experiências - "in vivo" e "in vitro" - com ratos de laboratório, Borsig e Heikenwalde mostraram que o CCL2 é muito mais do que um indicador da agressividade de um câncer. "O CCL2 ativa um receptor que lhe permite entrar na célula de câncer no intestino a partir da corrente sanguínea e realizar metástases em outros órgãos", explica Borsig. O cientista suspeita que o "porteiro" do receptor modula a penetrabilidade dos vasos sanguíneos durante a resposta imune do corpo.

De acordo com os pesquisadores, o mecanismo descoberto tem potencial para auxiliar no desenvolvimento de novas abordagens para o desenvolvimento de medicamentos para combater a metástase em cânceres de mama, intestino e próstata. "Se conseguirmos impedir as células de câncer de sair da corrente sanguínea, a metástase pode ser combatida diretamente na fonte", conclui Borsig.

Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001