Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Ministério da Saúde garante a troca das próteses de silicone nos seios das marcas PIP e Rofil

Você está localizado em: Home » Notícias » Ministério da Saúde garante a troca das próteses de silicone nos seios das marcas PIP e Rofil



20/01/12


O Ministério da Saúde anunciou que as pacientes com ruptura comprovada da prótese de silicone nos seios das marcas Poly Implant Prothese (PIP) e Rofil, com antecedente de câncer de mama e que fizeram uma reconstituição mamária, têm a troca do implante garantida. Nos outros casos, a substituição será feita somente com indicação médica.

" Todos os pacientes sintomáticos ou os assintomáticos com alteração de exame físico e que tenham antecedente de câncer de mama deverão ser submetidos à troca das próteses (das marcas PIP ou Rofil) em cirurgia reparadora da mama. Nos demais casos - ou seja, pacientes sem diagnóstico ou histórico de câncer de mama - os resultados dos exames físicos e de imagem é que indicarão a necessidade ou não de troca dos implantes. Se confirmada a ruptura das próteses pelo exame de imagem, o paciente deverá ser submetido à cirurgia reparadora para a troca dos implantes mamários" , diz o protocolo acertado entre o governo e os médicos.

Na consulta, o médico deve fazer um exame físico da paciente e também um ultrassom para confirmar se o silicone vazou ou não. Em caso de dúvida, o profissional pode solicitar também uma ressonância magnética. Todas as mulheres com próteses das marcas devem ser avaliadas, mesmo aquelas que não tenham sintomas de problemas nos implantes.

A orientação é que a paciente procure o médico e o hospital, público ou privado, onde fez a cirurgia inicial para ser examinada e fazer a troca. Se não conseguir localizar o médico ou estiver longe do hospital, a paciente deve ir a um hospital mais próximo de casa ou um Centro de Especialidades do SUS. Os planos de saúde deverão indicar a rede credenciada que prestará o serviço.

A mulher que não passar pela troca de prótese deverá ser reexaminada após três meses. Quem fizer a cirurgia, o acompanhamento é contínuo, recomenda o protocolo.

O governo já havia determinado que o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos de saúde devem bancar a retirada e troca das próteses, independente do motivo do implante, seja estético ou por questão de saúde.

Calcula-se que 20 mil brasileiras tenham implantes das marcas francesa e holandesa. As autoridades de saúde e os médicos não sabem quantas estariam com próteses com vazamento.

Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001