Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Mulheres passam por restauração de aréola após terem câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Mulheres passam por restauração de aréola após terem câncer de mama



19/08/14

Uma forma de devolver a autoestima para mulheres que venceram o câncer de mama. Essa é a proposta da proprietária de um salão de beleza de Santos, no litoral de São Paulo, que utiliza a técnica da micropigmentação para refazer o desenho das aréolas (círculo pigmentado em torno dos mamilos) das pacientes que precisaram reconstruir os seios após o tratamento da doença. Ela idealizou um projeto para contemplar mulheres carentes com esse importante detalhe.

O câncer de mama é a doença que mais leva mulheres a óbito no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de mortalidade da doença aumentou 16,7% de 1990 para 2010, data do último censo (17,4 por 100 mil habitantes em 1990 e 20,4 em 2010). Porém, se diagnosticada no começo, as chances de cura são grandes. No entanto, as marcas da batalha ficam no corpo e na alma de quem passa pelo sofrimento.

O primeiro passo para combater o câncer é a eliminação do tumor, por meio de uma cirurgia. No procedimento, é retirada a parte da mama onde ele está localizado. Mas, em algumas mulheres, é preciso retirar uma mama inteira ou as duas. Nesses casos, a colocação de próteses melhora o aspecto físico da paciente após a cirurgia. Quando o tratamento da doença é finalizado, começa o trabalho de reconstrução, onde os seios recebem de volta os seus detalhes.

Um deles é o desenho das aréolas, feito com auxílio da técnica de micropigmentação. Proprietária de um salão de beleza no bairro Ponta da Praia, Regiane Cristina Issi Lapetina é uma das profissionais que realizam o serviço na região da Baixada Santista e também a criadora do projeto "Amigos do Peito". De acordo com ela, a iniciativa pretende aproximar a micropigmentação de mulheres carentes que superaram o câncer de mama. ?É um detalhe que faz a diferença, mas é caro. Custa entre R$ 300 e R$ 400, e nem todas as mulheres podem dispor desse dinheiro?, explica.

No ramo da beleza há 27 anos, Regiane começou a trabalhar com a técnica de micropigmentação porque suas clientes pediam. ?No salão, eu fazia design de sobrancelhas, e as clientes comentavam que queriam esconder cicatrizes e fazer correções na pele. Então, procurei cursos na área?, conta. A proprietária do salão fez o curso-base em Santo André, no ABC Paulista, e uma especialização no Rio de Janeiro.

A micropigmentação segue os princípios básicos das tatuagens, mas a tinta só é aplicada na camada mais superficial da pele. A técnica é utilizada para diversas correções estéticas. Entretanto, durante as aulas, Regiane conheceu a micropigmentação paramédica (a mesma técnica, só que usada na Medicina) e realizou o trabalho em modelos. Eram mulheres carentes, que precisavam corrigir algo no corpo e não tinham como pagar. A experiência foi uma inspiração para o surgimento da iniciativa.

A dona do salão descreve o procedimento que, segundo ela, é simples. ?Mexemos em uma região que tem pouca sensibilidade, então não dói. Mesmo assim, é usada uma pomada anestésica. O procedimento é rápido, dura cerca de 40 minutos, e o resultado é ótimo?, relata. Mas o que realmente importa para a profissional é a mudança no semblante das mulheres atendidas. ?Isso é o que me motiva. Eu choro com as clientes e suas histórias. Nada paga a minha função de devolver a autoestima para mulheres que passaram por isso?, completa Regiane.

Superação
A reconstrução das mamas fez com que a secretária Cleusa Souza Campos pudesse se sentir completa após alcançar a cura do câncer de mama. Ela descobriu a doença em 2011, quando fazia exames de rotina. ?Eu faço exames preventivos sempre, principalmente a mamografia. Dessa vez, o médico viu um tumor, que ele acreditava ser pequeno?, lembra.

Ela fez a cirurgia e removeu o tumor, que foi enviado para biópsia. Porém, o resultado do exame surpreendeu a secretária. ?A biópsia apontou que havia mais coisas, e eu precisei retirar toda a mama esquerda. Então, falei com meu médico e pedi para retirar as duas. Não queria me preocupar?, diz. Cleusa perdeu uma irmã por causa da mesma doença.

Na segunda cirurgia, foram retiradas as mamas e colocas próteses. A secretária começou o tratamento, perdeu os cabelos e fez quimioterapia. Alguns meses depois, estava curada. Então, seu oncologista indicou a micropigmentação. ?Ele recomendou, para melhorar o aspecto físico, então eu fiz. É ruim se olhar no espelho e perceber que falta uma parte. Agora estou completa?, declara Cleusa, que também recomenda o procedimento.

Serviço
As mulheres que querem ser atendidas pelo projeto "Amigos do Peito" precisam obedecer a alguns critérios. Um deles é ter realizado o tratamento completo contra o câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O outro é ter recebido alta médica. Ambos os critérios deverão ser comprovados.

Para fazer a inscrição, as pacientes devem comparecer pessoalmente ao salão, que fica na Avenida Pedro Lessa, 1.080, no bairro Ponta da Praia. No local, elas preencherão uma ficha e passarão por uma avaliação física, que vai determinar se estão aptas para fazer o procedimento de forma gratuita. Todas as interessadas devem levar a via original e uma cópia simples do RG, do atestado médico (com carimbo e CRM legíveis) e um comprovante de residência.

Se aprovadas, as pacientes deverão aguardar a data em que Regiane vai promover um mutirão para atender essas mulheres. O agendamento dependerá do número de inscrições que forem recebidas.

Globo.com

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001