Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

O aplicativo que pode detectar sintomas iniciais do câncer pancreático

Você está localizado em: Home » Notícias » O aplicativo que pode detectar sintomas iniciais do câncer pancreático



02/09/2017

 

Pesquisadores testam tecnologia para ajudar no diagnóstico precoce da doença; tecnologia analisa sinais nos olhos de pacientes.

 

esquisadores americanos criaram um aplicativo para detectar sintomas iniciais de câncer pancreático.

Esse tipo de câncer pode causar icterícia – a coloração amarela nos olhos.

Mas o efeito nem sempre é obvio.

 

O aplicativo aponta sinais de icterícia em adultos medindo o quão amarela está a esclerótica – a parte branca dos olhos – do indivíduo.

A condição pode ser um sinal de várias doenças, mas o foco dos pesquisadores é no diagnóstico precoce do tumor pancreático. Ele dificilmente é detectado nos estágios iniciais e tem uma taxa de sobrevivência de apenas cinco anos.

“Há dois usos para o nosso aplicativo”, explica Alex Mariakaskis, da Universidade de Washington. “Um deles para rastreamento - a pessoa sabe que está num grupo de alto risco, pode conversar com o médico e começar o tratamento mais cedo”.

“A outra aplicação é o controle da doença. Alguém que já esteja recebendo tratamento para uma condição e não quer ter o sangue extraído a cada 24 horas. Pode usar o nosso aplicativo para ter as mesmas medidas”, completa.

O aplicativo mostrou eficácia de 90% em comparação com o exame de sangue, em um experimento com 70 pessoas.

Mas a organização britânica Cancer Research UK está cética com a perspectiva de uso do aplicativo para diagnóstico de doenças. Em um comunicado, a entidade afirmou:

“Não há evidência de que este aplicativo pode apontar corretamente casos de câncer pancreático, principalmente porque a icterícia também pode ser sinal de outras condições de saúde”.

“Uma tecnologia como esta deveria passar por testes clínicos mais amplos para sabermos se tem o potencial de ser uma ferramenta útil e confiável”, escreveu ainda.

Os criadores do aplicativo planejam buscar permissão de reguladores americanos para oferecê-lo ao público, mas reconhecem que ainda precisam resolver várias questões relacionadas ao produto.

“É comum as pessoas notarem um sintoma, buscarem na internet e acharem que tem um problema sério”, comenta Mariakaskis.

 

Fonte: Globo

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001