Publicidade
Publicidade
Você está localizado em: Home » Notícias » OPAS afirma que câncer do colo do útero pode ser eliminado em até 15 anos
04/04/2018
A especialista da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Lúcia Helena de Oliveira, disse que, se for alcançada a taxa de 80% da vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), o câncer do colo do útero será eliminado no período de 10 a 15 anos.
Assim o garantiu a especialista brasileira em imunizações da OPAS durante uma entrevista ao portal da Presidência uruguaia.
Oliveira afirmou que para eliminar esse tipo de câncer nos próximos anos é necessário chegar a 80% de vacinação em meninas e adolescentes.
A especialista elogiou a vacina contra o HPV ao considerá-la "efetiva e segura” e afirmou que deveria ser aplicada em meninas de 9 a 14 anos, idade na qual, na média, se inicia a atividade sexual.
Segundo a brasileira, a vacina está disponível desde 2006 e tem como objetivo prevenir o câncer do colo do útero, a segunda maior causa de morte nas mulheres na América Latina e no Caribe. A região anualmente registra 80 mil casos de câncer do colo do útero, que mata cerca de 35 mil mulheres.
No Uruguai, a vacina contra o HPV é obrigatória desde 2017, política de saúde que foi elogiada pela OPAS.
Fonte: Brasil EFESaúde
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001