Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Primeira vez no Brasil, Congresso Mundial de incontinência urinária discute prótese pós câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Primeira vez no Brasil, Congresso Mundial de incontinência urinária discute prótese pós câncer



21/10/14

Rio de Janeiro sedia 44º Congresso da Sociedade Internacional de Continência, inédito na América Latina

Especialista espanhol mostra estudo que compara as soluções mais eficazes para perda de urina pós câncer de próstata

A partir desta semana, o Rio de Janeiro reunirá os maiores especialistas do mundo em incontinência urinária durante o 44o Congresso Anual da Sociedade Internacional de Continência (ICS), que pela primeira vez acontece na América Latina. O congresso irá trazer informações relacionadas ao envelhecimento e também sobre os efeitos de doenças no trato urinário inferior, como o câncer de próstata.

Entre os especialistas, o espanhol Argimiro Collado Serra apresenta um recente estudo que mostra três soluções para incontinência urinária em homens pós prostatectomia radical. O câncer de próstata é hoje o maior causador de incontinência urinária nos homens e atinge cerca de 10% dos homens que retiraram a glândula.

O estudo com 177 pacientes comparou as três opções de tratamentos disponíveis atualmente: o esfíncter urinário artificial, os dispositivos de compressão e os slings ? que são telas que seguram a uretra. O estudo mostrou que os três tratamentos são altamente eficazes, mas por terem mecanismos muito diferentes, precisam estar bem indicados e relacionado à gravidade a doença. Os slings e dispositivos de compressão são eficazes em casos leves e moderados da doença. Já o esfíncter artificial ? uma prótese que substitui o mecanismo natural da continência ? é ainda o padrão ouro para a incontinência urinária masculina grave.

Inclusão nos Planos de Saúde

Desde o começo do ano, brasileiros com incontinência urinária começam a receber autorização dos planos de saúde para realizar a colocação de esfíncter urinário artificial. Incluído no rol da ANS ? Agência Nacional de Saúde Suplementar ?os planos de saúde são obrigados a autorizar o tratamento, considerado padrão ouro da medicina. Até então, para ter direito à cirurgia ? única eficaz nos casos graves - era preciso recorrer à justiça.

Homens de todas as idades pode apresentar incontinência pós câncer de próstata. "Sem tratamento acessível, isso significa conviver o resto da vida usando fraldas, com enormes consequências para qualidade de vida e autoestima", explica o urologista e responsável pelo Ambulatório de Disfunções Miccionais do Hospital AC Camargo Cancer Center e da Clínica Uro Care, em São Paulo, Carlos Sacomani.

De acordo com o especialista, a taxa de eficácia do esfíncter urinário é de 80 a 90%. A cirurgia para colocação da prótese dura cerca de 1 hora e o paciente recebe alta no dia seguinte. ?A busca agora é a inclusão no Sistema Único de Saúde?, afirma.

Segs

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001