Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Região Sudeste ocupa a primeira posição no ranking do câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Região Sudeste ocupa a primeira posição no ranking do câncer de mama



21/10/14

De todas as regiões brasileiras, a Sudeste é a que possui a maior prevalência do câncer de mama. A cada 100 mil mulheres, cerca de 71,18 terão câncer de mama, o tipo mais comum entre o público feminino. Em segundo lugar está a Região Sul, onde 70,98 desenvolverão a doença, seguida pela Região Centro-Oeste, onde o número é de 51,30. Na Região Nordeste, serão 36,74 mulheres, e na Norte, 21,29. Em todas as regiões o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres, exceto na região Norte, onde o tumor mais comum é o de colo de útero. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

No Brasil são esperados mais de 57 mil casos até o final de 2014, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Dentro desta proporção, a doença deve representar 20,8% dos casos de câncer em mulheres registrados no país, taxa quase três vezes acima do tipo que está na segunda posição: o câncer de colo e reto (6,4%).

"A maioria das mulheres já reconhece e percebe a importância dos exames para detecção precoce do câncer de mama. Muitas delas, no entanto, não se submetem por medo, tanto da dor durante a realização do exame quanto do diagnóstico positivo", afirma Dra. Flora Finguerman, coordenadora do serviço de mamografia do Delboni Medicina Diagnóstica.

Em 2012, último dado consolidado, a doença representou 1,67 milhão de casos novos em todo mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. ?O câncer de mama afeta os seios, glândulas formadas por lobos que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Apesar de ser uma doença grave, quanto mais cedo ela for diagnosticada, mais fácil será a sua cura?, revela Dra. Flora, reforçando que, quando o diagnóstico é feito logo no início da doença, as chances de cura são de até 95%.

O câncer de mama ainda é a principal causa de morte por câncer na população feminina entre 40 e 70 anos de idade. Sua detecção pode ser realizada por meio da mamografia. A ultrassonografia é um exame complementar e ajuda a diferenciar os nódulos benignos dos malignos.

Diário do Litoral

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001