Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Scanner portátil permite detecção simples e rápida do câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Scanner portátil permite detecção simples e rápida do câncer de mama



28/10/10

Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino unido, desenvolveram um scanner portátil inovador que permite um diagnóstico rápido do câncer de mama e imediatamente identifica a presença de um tumor.

O novo scanner, inventado pelo professor Zhipeng Wu, é baseado na tecnologia de radiofrequência e é capaz de mostrar em um segundo a presença de tumores - benignos e malignos - na tela de um computador.

A radiofrequência utilizando a tecnologia de microondas para detecção do câncer de mama tem sido comprovada por pesquisadores nos EUA, no Canadá e no Reino Unido. No entanto, até agora, demoravam alguns minutos para uma imagem ser produzida, e isso tinha de ser feito em um hospital ou centro de cuidados especializados.

Agora, de acordo com o professor Wu, os pacientes podem receber imagens de vídeo em tempo real usando o scanner radiofrequência que mostra de forma clara e simples a presença de um tumor.

No projeto do professor Wu, assim que a mama entra para análise uma imagem aparece na tela. A presença de um tumor ou outra anomalia vai aparecer em vermelho conforme o sensor detecta a diferença entre os tecidos nas frequências de rádio. Tecidos malignos apresentam maior permissividade e condutividade e, portanto, aparecem de forma diferente do que os normais na tela.

Até 30 imagens são geradas a cada segundo, o que significa uma varredura da mama em um tempo muito mais curto do que os atuais.

"O sistema que temos é portátil e logo que a mulher se deita ela pode obter uma digitalização e em tempo real. A imagem em tempo real minimiza a chance de perder um tumor de mama durante a varredura", disse Wu.

"Outros sistemas precisam usar um líquido ou gel como substância correspondente, como em um ultra-som, para funcionar, mas com o nosso sistema você não precisa disso - ele pode ser feito simplesmente com óleo, leite, água ou mesmo sobre um sutiã", acrescentou.

O pesquisador disse ainda que embora ainda haja pesquisa a ser feita, o sistema tem grande potencial para trazer uma nova forma de diagnóstico de câncer de mama. "Isso vai beneficiar milhões de mulheres em países desenvolvidos e subdesenvolvidos tendo em conta que uma em cada nove mulheres pode desenvolver câncer de mama em sua vida", concluiu.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001