Publicidade
Publicidade
Você está localizado em: Home » Notícias » Setembro é o mês de alerta para o câncer de intestino
11/09/2019
Este é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino. A campanha “Setembro verde”, promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), visa informar a população sobre a importância de realizar ações preventivas contra a doença. De acordo com o Inca, a estimativa é de 36.360 novos casos por ano. Este tipo de câncer é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro entre os homens.
Uma das medidas preventivas contra a doença é a realização de colonoscopia a partir dos 50 anos. Por meio do exame, é possível identificar e retirar pequenas lesões benignas que podem se transformar em tumores, chamadas de pólipos.
— Encontramos pólipos em cerca de 20% das colonoscopias. Por isso é tão importante realizarmos o exame, pois ele pode evitar a evolução destas lesões para a doença — afirma Ronaldo Salles, membro titular da SBCP.
De acordo com o especialista, quando o paciente faz o exame e não é encontrado nenhum pólipo, a indicação é que uma nova colonoscopia seja realizada após dez anos se não houver nenhum caso de câncer de intestino na família ou depois de cinco anos caso a doença tenha afetado algum parente de primeiro grau. Naqueles em que são encontrados pólipos, os procedimento vão depender da quantidade e tamanho das lesões.
O diagnóstico da doença também é feito com a colonoscopia. O tipo de tratamento varia de acordo com o estágio no qual o tumor foi descoberto no intestino.
— A cirurgia é a principal medida para o tratamento. Quando o câncer é diagnosticado precocemente, o procedimento pode ser realizado em condições melhores, com data marcada e por vídeo — diz Bruno França, oncologista clínico e diretor médico do CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão.
A operação tira parte a parte do intestino afetada. Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, quando necessário, para diminuir a possibilidade de retorno do tumor.
Função do intestino
O intestino é um órgão que faz parte do sistema digestório. Em formato de tubo, ele se estende do final do estômago até o ânus. É por meio dele que o organismo absorve água e nutrientes e promove a eliminação de resíduos e toxinas pelas fezes.
Fatores de risco
Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras)
Sintomas
Quando aparecem, normalmente são sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia (por causa das perdas sanguíneas nas fezes); perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); e massa (tumoração) abdominal
Prevenção
Além do exame, é preciso incluir mais frutas, legumes e verduras na alimentação, assim como evitar consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon). O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas devem ser evitados. Praticar atividades físicas ajuda na prevenção
Fonte: Jornal Extra
Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!
© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados
O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.
Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.
Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2659-7001