Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Sua genética pode esconder um risco de desenvolver câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Sua genética pode esconder um risco de desenvolver câncer



22/05/2018

 

Testes para identificar mutação BRCA auxiliam especialistas na definição da melhor estratégia de tratamento para tumores femininos

 

Tomar conhecimento de um diagnóstico de câncer nunca é fácil – e no caso de um tumor como de mama e ovário, a descoberta é acompanhada de uma série de dúvidas e inseguranças que causam um grande impacto emocional nas pacientes. No próximo dia 28 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, data que atenta para a conscientização sobre os diversos problemas de saúde que afetam a vida das mulheres. 

Em alguns casos, a doença surge por conta de mutações genéticas, que, com o avanço da idade, podem levar a diversos tipos de câncer. Uma das mutações mais relacionadas ao surgimento dos tumores femininos é a do gene BRCA, mas com os avanços diagnósticos e o surgimento das terapias-alvo – quando o medicamento consegue atacar somente as células tumorais, preservando as que estão ao redor – os exames se tornaram mais do que uma ferramenta de aconselhamento genético, mas também um importante aliado para determinar o melhor tratamento para as pacientes. 

Entendendo a mutação

Para compreender melhor a causa do gene BRCA estar associada ao desenvolvimento de tumores femininos, é importante entender o papel desses genes no organismo. “O BRCA1 e 2 estão envolvidos no reparo das moléculas de DNA danificadas, portanto, são genes que protegem o corpo do surgimento de cânceres” explica o Dr. Sérgio Simon, Presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica). “Quando um desses genes sofre uma mutação, ele perde sua capacidade protetora, deixando o organismo mais suscetível ao surgimento de tumores malignos”. 

Apesar do cenário preocupante, nos últimos anos, com o desenvolvimento dos testes genéticos, os médicos ganharam uma ferramenta importante para identificar as pacientes com predisposição para desenvolverem a doença.Nesse caso, o ginecologista pode indicar um geneticista para um aconselhamento genético. Os testes para a mutação nos genes BRCA 1 e 2 ganharam fama após o caso da atriz Angelina Jolie, que retirou os ovários e mamas devido ao histórico familiar e probabilidade de desenvolver tumores nesses órgãos. 

É importante lembrar que ter a mutação nos genes BRCA 1 e 2 não representa um diagnóstico da doença, mas sim uma indicação de risco após uma análise hereditária. “O aconselhamento genético passa por etapas – normalmente, é realizado primeiro o teste em mulheres de uma mesma família que já têm ou já tiveram câncer” explica o Dr. Simon. Com o resultado em mãos, é o momento de uma avaliação médica cuidadosa que buscará os melhores caminhos junto à paciente por meio de uma análise dos fatores de risco junto ao seu estilo de vida. A partir disso, é definida a melhor estratégia a ser trabalhada. 

Novas perspectivas

Nos últimos anos, o tratamento para cânceres femininos com BRCA mutado vem ganhando novas opções para além da quimioterapia, que podem significar um grande salto no índice de sobrevivência das mulheres diagnosticadas atualmente. Os avanços das terapias-alvo estão contribuindo para uma nova tendência entre a classe médica e sociedade como um todo: o de encarar o câncer como uma doença crônica, retirando o estigma de “sentença de morte” que vem acompanhado de um diagnóstico de câncer avançado. “É imprescindível que toda mulher seja empoderada com o maior número possível de informações sobre sua doença e probabilidade de desenvolvê-la. Somente assim médico e paciente poderão desenhar a melhor estratégia de tratamento com foco no bem-estar da paciente” finaliza Simon. 

 

Fonte: CGN

 
 

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001