Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Substância encontrada em temperos comuns trata tipo grave de câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Substância encontrada em temperos comuns trata tipo grave de câncer de mama



15/05/12

Investigadores dos Estados Unidos mostraram que a apigenina, substância natural encontrada na salsa, no aipo e em outros temperos é capaz de tratar uma forma agressiva de câncer de mama humano.

Os resultados mostram que a substância encolheu um tipo de tumor do câncer de mama que é estimulada pela progesterona, hormônio sintético administrado a mulheres para aliviar os sintomas relacionados à menopausa.

"Este é o primeiro estudo a mostrar que a apigenina, que pode ser extraída de muitas fontes naturais, é eficaz contra as células cancerosas da mama influenciadas por um determinado produto químico usado na terapia de substituição hormonal", afirma o coautor Salman Hyder, da University of Missouri.

No estudo, Hyder e os seus colegas implantaram células do câncer de mama de rápido crescimento em ratos diferenciados conhecidos como BT-474. Alguns ratos foram então tratados com acetato de medroxiprogesterona (MPA), um tipo de progestina comumente dado a mulheres na pós-menopausa. Um grupo controle não recebeu MPA.

Mais tarde um grupo de ratos tratados com MPA foi tratado com apigenina. Os tumores cancerosos cresceram rapidamente nos ratos que não receberam a substância. Nos animais tratados com apigenina, o crescimento de células cancerosas de mama caiu e os tumores diminuíram.

"Nós não sabemos exatamente como apigenina faz isso em um nível químico. Sabemos que a substância retardou a progressão de células de câncer de mama humano de três maneiras: induzindo a morte celular, inibindo a proliferação celular, e reduzindo a expressão de um gene associado com o crescimento do câncer", explica Hyder.

Os resultados mostraram que os vasos sanguíneos responsáveis pela alimentação de células cancerosas também tinham diâmetros menores em ratos tratados com apigenina em comparação com animais não tratados.

Os ratos no estudo foram injetados com apigenina. No futuro, as injeções de apigenina podem ser uma alternativa segura para drogas quimioterápicas altamente tóxicas atualmente em uso.

"As drogas da quimioterapia causam perda de cabelo, fadiga extrema e outros efeitos colaterais. A apigenina não tem mostrado tóxicos efeitos colaterais mesmo em doses elevadas", observa Hyder.

Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001