Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Terapia fotodinâmica preserva a função vocal em pacientes com câncer de laringe

Você está localizado em: Home » Notícias » Terapia fotodinâmica preserva a função vocal em pacientes com câncer de laringe




Terapia fotodinâmica ajuda a preservar a voz e a função das cordas vocais em pacientes com estágio inicial de câncer de laringe.

Pesquisadores do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos, descobriram que a abordagem é um tratamento eficaz para o carcinoma de células escamosas da laringe em estágios iniciais, oferecendo aos pacientes uma opção menos invasiva, com menos efeitos secundários do que outras terapias e preservando a voz.


Terapia da luz

A terapia fotodinâmica trabalha destruindo as células cancerosas mortais sem prejudicar o tecido saudável. Ela utiliza um laser de diodo e uma droga atóxica ativada pela luz chamada Photofrin. O laser ativa o medicamento, causando a destruição das células cancerosas.

Como a terapia fotodinâmica não danifica o tecido subjacente, ela não só permite múltiplos tratamentos, mas também pode ser dada antes ou após outras terapias, e quando a terapia de radiação falhar.

No entanto, ainda não há um consenso na literatura de pesquisas sobre qual o tratamento - cirurgia, radioterapia ou terapia fotodinâmica - produz o melhor resultado para a preservação da voz.

O atual estudo se concentra em 10 pacientes com tumores de células escamosas da laringe em estágio inicial tratados com terapia fotodinâmica. O estudo avaliou o quanto as cordas vocais se moveram após a terapia com laser.

Tanto antes como após a terapia fotodinâmica, os pacientes foram submetidos a exames videoestroboscopia, uma técnica que fornece uma visão ampliada, vista em câmera lenta das cordas vocais em uso. A técnica utiliza um telescópio de pequeno ângulo inserido pela boca ou nariz para medir as vibrações das cordas vocais, enquanto os pacientes repetem palavras ou sons.


Vibração vocal

Durante as primeiras cinco semanas após o tratamento, os pesquisadores observaram um significativo agravamento na porção não-vibratória das cordas vocais afetadas, o que já era esperado.

Dez semanas após o tratamento, houve uma melhora notável. Pacientes submetidos à terapia fotodinâmica demonstraram um comprometimento inicial dos parâmetros de vibração da corda vocal, vocal frio não vibrante e amplitude de vibração, bem como a aparência da borda vocal fria tanto para o tumor quanto para o lado não-tumoral.

Mais notavelmente, ao longo de algumas semanas e meses, houve tendências consistentes em direção à vibração normal das pregas vocais.

Os pacientes também apresentaram efeitos colaterais menores, tais como fotossensibilidade, tornando-os mais sensíveis à luz e suscetíveis a queimaduras, com duração de cerca de quatro semanas após o procedimento e também podem experimentar rouquidão temporária.

Os pesquisadores afirmaram que novas pesquisas devem ser realizadas para uma comparação prospectiva entre a terapia fotodinâmica, a cirurgia e a radioterapia para avaliar os resultados posteriores na produção de voz.




Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001