Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Terapia lúdica é uma importante aliada no combate ao câncer infantil

Você está localizado em: Home » Notícias » Terapia lúdica é uma importante aliada no combate ao câncer infantil



07/01/14

Didática possibilita uma maior aceitação da criança no tratamento da doença

Também conhecida como ludoterapia, a terapia lúdica tem grande importância para crianças em tratamento oncológico, pois atua desde no modo de falar do paciente até na adaptação do ambiente hospitalar, o que minimiza os impactos da doença e do tratamento. De acordo com a Isis Magalhães, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e chefe da oncologia do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), este tipo de terapia é utilizado para ajudar na compreensão da criança sobre o que está acontecendo, oferecer informações sobre a doença e o tratamento em sua linguagem infantil.


Ainda segundo a oncologista pediátrica, o tratamento do câncer infantil está inserido em um contexto de grande estresse emocional para a criança e para família. São tratamentos longos com muitos procedimentos invasivos. A rotina da criança e da família é modificada quase por completo. Restrições em sua vida diária, inúmeras idas ao hospital, coleta de exames, sessões de quimioterapia e internações são fatores que contribuem para a tensão emocional. Neste contexto, a ludoterapia tem papel fundamental para minimizar o impacto destes fatores.


A especialista também afirma que a criança tratada em um ambiente lúdico demonstra menos medo e maior confiança diante dos procedimentos e do tratamento como um todo, o que favorece a adesão e possibilita melhores resultados. Estimulamos os pacientes a reproduzirem os eventos a que ele é submetido como forma de expressão nas brincadeiras e extravasamento dos medos e temores acerca do tratamento. Se a criança estiver mais tranquila, a família também se sente mais segura e com mais recursos psicológicos para o enfrentamento da doença.


A terapia aparece de forma adaptada à realidade atual do paciente, por exemplo: procedimentos invasivos, onde um boneco faz papel de paciente e a criança vivencia a situação de punção venosa (cateter inserido na veia para injeção de medicamentos) de um ponto de vista que lhe permita enfrentar o procedimento de forma mais segura.


Sobre a Terapia Lúdica
Na abordagem infantil se baseia no fato de que brincar seja um meio natural de autoexpressão da criança. Durante as sessões é dada a oportunidade para o paciente expressar seus sentimentos e problemas por meio da brincadeira. A ludoterapia poder ser praticada individualmente ou em grupo.


Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE)
A SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional.




Maxpressnet

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001