Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Terapias complementares nem sempre auxiliam tratamentos convencionais de câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Terapias complementares nem sempre auxiliam tratamentos convencionais de câncer




Pesquisadores da Universidade British Columbia (UBC), no Canadá, encontraram evidências de que terapias complementares auxiliam os tratamentos convencionais contra o câncer.

Estudos recentes revelam que entre 50 e 80% dos canadenses diagnosticados com câncer exploram terapias complementares como acupuntura, suplementos nutricionais, medicina tradicional chinesa e yoga, além de terapias mente-corpo, técnicas de relaxamento, imaginação guiada e meditação.

"Estamos oferecendo a tradução do conhecimento para um grupo de pacientes que não tiveram informação ou apoio e desenvolvendo um programa de investigação que qualquer um pode acessar e usar", disse Lynda Balneaves, pesquisadora principal e professora na Escola de Enfermagem da UBC.

Lançado em 2008, o Cameo (Complementary Medicine Education and Outcomes Research Program) oferece educação baseada em evidências e apoio à decisão para pacientes com câncer e profissionais de saúde do câncer. Junto com consultas para um número seleto de pacientes, o programa também oferece oficinas em grupo que ajudam os participantes através de tomada de decisões e orientações sobre descobertas recentes da medicina complementar.

Para a pesquisadora, um campo novo e emergente nos Estados Unidos é a oncologia integrativa que reconhece os benefícios médicos da medicina complementar. "Fiquei impressionada com quantas pessoas estavam interessadas e perguntando onde você pode encontrar provas".

Balneaves explica que o currículo CAMEO irá equipar os profissionais de saúde para melhor discutirem as terapias complementares e provas científicas disponíveis juntamente com o apoio do paciente e recursos adicionais.

Um caso em questão é a confusão atual sobre antioxidantes. Pacientes com câncer frequentemente buscam impulsionar seus sistemas imunitários, tomando altas doses de suplementos, como vitamina E, chá de alho ou verde, que são ricos em antioxidantes.

"No entanto, o que vemos nas pesquisas são, muitas vezes, resultados negativos", diz Balneaves. "Esses suplementos podem tornar os tratamentos de radioterapia e quimioterapia menos eficientes e pode proteger as células cancerígenas".



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001