Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Teste do HPV é eficaz para diagnosticar câncer cervical em mulheres acima dos 30

Você está localizado em: Home » Notícias » Teste do HPV é eficaz para diagnosticar câncer cervical em mulheres acima dos 30



15/12/11

O teste do HPV, que verifica a presença de DNA do papilomavírus humano (HPV) no organismo, é a melhor opção de rastreamento do câncer cervical para mulheres com 30 anos ou mais, de acordo com estudo publicado na revista Lancet Oncology.

Os resultados mostraram que o teste do HPV combinado com citologia em base líquida, comumente conhecida como o exame de Papanicolau, é melhor na detecção de alterações celulares que levam ao câncer cervical e ajuda a prevenir o câncer do colo do útero mais do que a citologia sozinha.

O trabalho confirma vários outros estudos que já demonstraram que o teste de HPV é mais sensível que o exame de Papanicolau na detecção de alterações celulares pré-cancerosas.

O estudo envolveu 45.000 mulheres na Holanda, que participaram de uma triagem cervical de rotina.

Mulheres foram então distribuídas aleatoriamente para receber o teste do HPV ou o teste de esfregaço, ou o teste de citologia sozinho. Na segunda rodada de triagem cinco anos mais tarde, teste de HPV e de Papanicolau foram feitos em todas as mulheres.

O estudo mostrou que mulheres que passaram por testes do HPV apresentaram uma menor chance de posteriormente desenvolver mais mudanças sérias nas células da mucosa do colo e câncer cervical em comparação com mulheres que foram oferecidos o teste de esfregaço apenas durante a primeira rodada de triagem.

Os resultados mostraram que a combinação de testes de citologia e exames de DNA mostrou mais casos de mudanças intermediárias do que testes de esfregaço sozinhos.

Os especialistas do Cancer Research UK também descobriram que o teste do HPV em mulheres com idade entre 33 e mais jovens teve uma menor taxa de falsos resultados positivos, o que pode levar a tratamentos desnecessários e desconfortáveis. Segundo eles, o estudo apresenta provas claras de que a inclusão de testes do HPV em programas de rastreio do colo do útero seria benéfica.

"No Reino Unido, o teste do HPV só é recomendado para mulheres cujos testes de Papanicolau mostraram mudanças pré-cancerosas nas células do colo do útero. Mas com base nas últimas provas, o teste de HPV seria a maneira mais eficaz para detectar anormalidades cervicais em todas as mulheres acima dos 30", revelam os autores.

Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001