Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Tratamento de pessoas com câncer é prejudicado por falta de equipamento

Você está localizado em: Home » Notícias » Tratamento de pessoas com câncer é prejudicado por falta de equipamento



13/08/13

A única unidade de saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que possui máquina de radioterapia é o Hospital Santa Águeda. O problema é que quando o equipamento precisa de manutenção o tratamento dos pacientes é prejudicado.

A paciente Sandra Izabel sai diariamente de Garanhuns, no Agreste Meridional com destino a Caruaru para fazer radioterapia no hospital. Os procedimentos dependem da única máquina disponível na cidade. Segundo Sandra Izabel, o tratamento não pode esperar, mas ao mesmo tempo é necessário porque não dá para atender a todas as pessoas ao mesmo tempo.

Givanice Maria dos Santos, filha de um dos pacientes da unidade conta que o pai dela precisa passar por quarenta sessões, mais ainda não conseguiu realizar nem a metade. "Às vezes a máquina chega a passar três dias quebrada, meu pai tem que voltar para casa sem fazer o tratamento. Se tivesse pelo menos duas máquinas, quando uma quebrasse a outra daria suporte”, detalha.

O Hospital Santa Águeda funciona como referência para o tratamento de câncer no Estado. Por dia são feitos em média 110 atendimentos, 75% deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor do hospital, Carlos Laerson, estão sendo feitos investimentos para tentar melhorar a situação. "Nós não temos filas de pacientes esperando, mas às vezes a máquina quebra e é preciso fazer uma reposição de peças. Já estamos providenciando uma outra máquina maior e mais moderna”, afirma.

Segundo o diretor do Hospital Regional do Agreste (HRA), José Bezerra, providências estão sendo tomadas para aumentar a quantidade de atendimentos realizados. "Caruaru vai ter duas empresas prestadoras de serviço na área de oncologia e nós esperamos, mesmo sem ter nenhuma reclamação sobre excedente de demanda, dividir a quantidade de pacientes por dois prestadores”. Ele disse ainda que a licitação já foi concluída e a empresa já está habilitada a iniciar o acolhimento dos pacientes.

Fonte: G1

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001