Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Ultra-som pode detectar primeiros sinais do câncer de endométrio

Você está localizado em: Home » Notícias » Ultra-som pode detectar primeiros sinais do câncer de endométrio



14/12/2010
Cientistas do University College London, no Reino Unido, demonstraram que um ultra-som utilizado em testes de triagem para o câncer de ovário também pode detectar sinais de câncer de endométrio antes que os sintomas da doença apareçam. Os resultados foram obtidos utilizando a ultra-sonografia para identificar o espessamento da parede do endométrio, útero.

A análise de resultados de mais de 37 mil mulheres mostrou que os exames identificaram uma diferença significativa na espessura de revestimento do útero em 133 mulheres que foram diagnosticadas com câncer de útero, ou com hiperplasia atípica do endométrio (AEH), precursora do câncer.

A espessura endometrial média para estas 133 mulheres foi 11,5 milímetros enquanto que para as mulheres não diagnosticadas com a condição apresentaram a espessura média de 3,5 mm.

% da população foram identificados como sendo de alto risco com base nos fatores associados com o câncer de endométrio e incluiu cerca de 40% dos casos de câncer de endométrio e AEH. Este grupo de alto risco pode ser o foco de um programa de rastreio para o câncer de endométrio e pode limitar o volume de procedimentos diagnósticos falsos positivos.

"Este estudo mostra que é possível detectar o câncer antes que os sintomas ocorram através de ultra-sons e levanta a possibilidade de rastreio de câncer de endométrio como um problema sério", observou o chefe da equipe de pesquisa, Ian Jacobs. "Câncer de endométrio tem sido considerado como um bom prognóstico do câncer, mas está aumentando em incidência e tragicamente mais de 25% das pacientes ainda morrem de câncer."

Os pesquisadores acreditam que há ainda questões complexas e desafiantes em torno de equilibrar o custo, o impacto positivo de saúde e as consequências indesejáveis da seleção que exigem estudo e análise cuidadosa, mas, se dizem impulsionados pelos resultados do estudo.

"Os resultados deste estudo são encorajadores e fornecem a base para pesquisas mais importantes . Entretanto, nós encorajamos as mulheres que experimentam sintomas de sangramento anormal após a menopausa a procurarem imediatamente um médico", afirmou Jacobs.

O câncer de útero recentemente ultrapassou o câncer de ovário como o câncer ginecológico mais comum no Reino Unido com mais de 7.500 casos diagnosticados a cada ano. As taxas de sobrevivência para o câncer de útero são, porém, muito melhores do que as do câncer de ovário, e os sinais e sintomas muito mais fáceis de detectar.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001