Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Um em cada seis casos de câncer no mundo é causado por infecções evitáveis

Você está localizado em: Home » Notícias » Um em cada seis casos de câncer no mundo é causado por infecções evitáveis



09/05/12

Um em cada seis casos de câncer em todo o mundo (2 milhões por ano) são causados por infecções evitáveis ou tratáveis provocadas por vírus, bactérias ou parasitas. É o que sugere um estudo de pesquisadores da International Agency for Research on Cancer (IARC), na França.

A pesquisa, publicada na revista The Lancet Oncology, analisou as taxas de incidência de 27 tipos de câncer em 184 países e descobriu que quatro principais infecções são responsáveis pela maioria dos casos de câncer.

Estas quatro infecções, provocadas por papilomavírus humano (HPV), Helicobacter pylori e vírus da hepatite B e C respondem por 1,9 milhões de casos, principalmente de cânceres de estômago, fígado e colo do útero.

Os resultados sugerem que a maior parte da incidência desses cânceres ocorre no mundo em desenvolvimento. Os cânceres relacionados a infecções representaram 3,3% dos novos casos na Austrália e na Nova Zelândia e 32,7% na África Subsaariana.

Quase um terço dos casos ocorrem em pessoas com menos de 50 anos.

O câncer de colo do útero correspondeu à metade dos cânceres relacionados a infecções nas mulheres, enquanto os cânceres de fígado e estômago são responsáveis por 80% dos casos em homens.

Segundo os pesquisadores, mais esforços são necessários para resolver estes casos evitáveis e reconhecer o câncer como uma doença transmissível.

"Aplicação dos métodos existentes na saúde pública para prevenção de infecções, como a vacinação, a prática segura de injeção ou tratamentos antimicrobianos, pode ter um efeito substancial na carga futura de câncer em todo o mundo", ressaltam os líderes da pesquisa Catherine de Martel e Martyn Plummer.

As vacinas estão disponíveis para proteger contra o papilomavírus humano (HPV), ligado ao câncer do colo do útero, e o vírus da hepatite B, uma causa comprovada de câncer de fígado.

O câncer de estômago também pode ser evitado, limpando a infecção bacteriana por H. pylori do intestino utilizando tratamentos com antibióticos.

"Este estudo destaca a necessidade de se definirem as prioridades de controle do câncer em uma base nacional e regional à luz do número elevado de casos da doença relacionados a infecções, sobretudo em países de baixa e média renda", conclui o diretor da IARC, Christopher Selvagem.

Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001